Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
O meu primeiro mês de gravidez

O meu primeiro mês de gravidez

 

A minha última menstruação foi há 2-6 semanas o que dizer que estou grávida de 0-4 semanas. Acabei de saber que estou grávida! É maravilhoso... Ainda não consigo acreditar. E eu que achava que estava a ficar com uma gripe!

Quinta-feira, 14 de Abril de 2016

Estou grávida de 1 mês!

 

Como está a evoluir o meu bebé?

O seu futuro bebé parece-se agora com uma pequena vírgula, com uma cabeça e uns pequenos altos que serão os seus futuros quatro membros. O cordão umbilical está a formar-se e a circulação entre o feto e a placenta está a estabelecer-se.

Na realidade, o feto toma agora a forma de uma espécie de disco oval, composto por três camadas de células a partir das quais se vão originar as várias estruturas do corpo do bebé. A endoderme (camada interna) vai dar os órgãos do bebé, como o tubo digestivo, o fígado, o pâncreas e o sistema respiratório. A camada do meio vai formar o esqueleto, o coração, o sistema sanguíneo e os órgãos sexuais. A camada externa, ou ectoderme, vai resultar no seu sistema nervoso e órgãos sensoriais, bem como a pele, cabelo e unhas. No centro forma-se uma protuberância que corresponde à futura cabeça do bebé! No que respeita ao seu pequeno coração desde o final da terceira semana que já começa a bater sob a forma de um tubo cardíaco.

A partir daqui está tudo pronto para o que chamamos a "organogénese", o que quer dizer a criação dos órgãos internos e o início da circulação sanguínea. Esta etapa chave do desenvolvimento vai ocorrer durante a quarta semana.

 

Os meus bons hábitos alimentares

Agora deve prestar especial atenção a tudo o que come! Mas isso não quer dizer que deva comer por dois. Desde o início da sua gravidez que as suas necessidades nutricionais estão alteradas. Para assegurar um bom desenvolvimento do seu bebé, tem de procurar aumentar especialmente o aporte de ferro e ácido fólico (vitamina B9).

Para evitar qualquer risco de contrair alguma doença perigosas para o seu bebé (como a listeriose ou a toxoplasmose), peça conselho ao seu médico. É recomendável evitar determinados alimentos como o peixe e marisco crus, bem como lacticínios à base de leite não pasteurizado. Também deve ter o cuidado de cozinhar bem a sua carne (não coma bife mal passado ou carpaccio) e de lavar as suas frutas e vegetais antes de consumir. Lembre-se dos seus cuidados de higiene: lave cuidadosamente as mãos antes de preparar e cozinhar as refeições ou antes de se sentar à mesa. Não se esqueça de limpar bem o seu frigorífico regularmente e fale com o seu médico se for conveniente adotar outras precauções no seu caso.

 

A questão do 1º mês: devo tomar suplementos alimentares?

Se, antes de engravidar, tinha uma alimentação variada e equilibrada, as suas necessidades em vitaminas e minerais devem estar normalmente cobertas. Mas na verdade, muitas mulheres têm deficiências alimentares, especialmente no que toca ao ferro e ao ácido fólico, dois nutrientes essenciais logo desde o início da gravidez. Hoje em dia as recomendações apontam para a prescrição sistemática de um suplemento de ácido fólico a todas as mulheres grávidas, ou às que desejam engravidar (por ex. durante a consulta pré-concecional). Se tem falta de ferro, o seu médico pode também acrescentar uma suplementação de ferro. Nunca deve, em qualquer circunstância, tomar suplementos alimentares, vitamínicos ou minerais, sem falar primeiro com o seu médico.

Desde a conceção do bebé já passaram quatro semanas e o peso do embrião já se multiplicou 10.000 vezes! No que respeita a si, ainda agora está a tomar consciência que daqui a nove meses – ou antes, já só faltam 8 meses! – vai dar à luz um lindo bebé. Mas atenção... É o seu pequeno segredo por agora!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários