6-12 meses
Programa Nutricional
Adicionar este post aos favoritos

5 nutrientes essenciais para o seu bebé de seis a oito meses

Sabia que? Quando o seu bebé chega aos seis a oito meses de idade, algumas vitaminas e minerais tornam-se especialmente importantes para a saúde dele.

Ago 29, 2022

O seu bebé cresce mais depressa ao longo do primeiro ano do que em qualquer outra altura da sua vida. Em média, já triplicou o peso que tinha ao nascimento e cresceu cerca de 25cm em comprimento por altura dos 12 meses. Pelo seu segundo aniversário, o cérebro dele já terá triplicado de tamanho. É por isso que assegurar que a alimentação do seu bebé lhe dá toda a proteína que precisa é tão importante. À medida que ele começar a experimentar alimentos sólidos, lembre-se que há outros nutrientes essenciais que precisa de lhe dar para estimular o seu crescimento e desenvolvimento. Dê ao seu bebé uma grande variedade de alimentos de todos os grupos alimentares para garantir que ele recebe quantidades suficientes destes nutrientes essenciais:
• ferro
• zinco
• cálcio
• vitamina D
• vitamina A

Três minerais que são vitais
O leite materno tem um baixo teor natural de ferro, que é essencial para o desenvolvimento adequado do cérebro do seu bebé. Por volta dos seis meses, as reservas de ferro com que o seu bebé nasceu começam a ficar em baixo, por isso é fundamental que comece a dar-lhe alimentos ricos em ferro. O ferro também ajuda os glóbulos vermelhos a transportar oxigénio pelo corpo, até às células que precisam dele. Estudos demonstraram que muitos bebés de seis a oito meses de idade não recebem a quantidade diária recomendada de ferro. A falta de ferro pode resultar em anemia, que causa fadiga e fraqueza. Em todo o mundo, aproximadamente 43% das crianças entre os seis meses e os cinco anos de idade têm anemia—o equivalente a 273 milhões de crianças!

 

O seu bebé precisa de zinco para um crescimento saudável. Este mineral desempenha um papel importante na manutenção de um sistema imunitário forte e ajuda o seu bebé a combater as infeções. O zinco também é fundamental para o crescimento e reparação das células, o que o torna num mineral essencial para o seu bebé em crescimento.

 

O Cálcio também é fundamental para a formação dos ossos e dentes do seu bebé, e ajuda a um funcionamento adequado dos músculos e sistema nervoso. Obter cálcio suficiente pode ser um desafio para alguns bebés desta idade, por isso, continue a amamentar e a dar alimentos ricos em cálcio ao seu bebé.

Duas vitaminas fundamentais
O corpo produz vitamina D quando a nossa pele é exposta à luz solar. A vitamina D é essencial para o crescimento dos ossos, dentes e músculos. Como os bebés pequenos precisam de ser protegidos do sol, ou usar protetor solar a partir da idade apropriada, eles não conseguem produzir vitamina D suficiente e precisam de a obter de outras fontes. A Academia Americana de Pediatria e a ESPGHAN recomenda que os bebés recebam suplementos de vitamina D até poderem começar a beber leite de vaca, o que só acontece a partir de um ano de idade. A falta de vitamina D pode causar raquitismo—um enfraquecimento dos ossos que pode ocorrer durante o crescimento das crianças.

A vitamina A estimula a visão e um crescimento saudável. Em zonas do mundo com uma elevada deficiência de vitamina A, a Organização Mundial de Saúde recomenda um suplemento de vitamina A para bebés e crianças entre os seis meses e os cinco anos de idade. Se não tem a certeza, pergunte ao seu profissional de saúde se vive numa área onde os níveis baixos de vitamina A são comuns.