Artigo
Add this post to favorites

Dicas principais para dormir bem aos 3-6 meses

Os cientistas estão de acordo que dormir bem é importante para um crescimento saudável, por isso, siga o nosso guia de 24 h para dormir melhor.

Dez 28, 2021

Dicas para dormir bem ao longo do dia

 

  • Toca a mexer: O seu bebé pode dormir melhor se exercitar a mente e o corpo, por isso, arranje tempo para atividades e estímulos diários, como a "hora da barriguinha".
  • Saiba a quantas anda: Tente estabelecer um horário regular para as sestas ao longo do dia, e não se esqueça de o levar em conta enquanto planeia o vosso dia juntos.
  • Fique nas calmas: O local onde o seu bebé dorme deve ser uma zona dedicada relaxante, com um ambiente sossegado e uma luz pouco intensa. TVs, portáteis e tablets estão proibidos de entrar.
  • Aguente o forte: À medida que o seu bebé se aproxima dos quatro meses, tente mantê-lo acordado mais um bocadinho, se a hora de o deitar já estiver próxima. Em vez de o deixar fazer uma sesta uma hora antes de ir para a cama, dê-lhe um banho e uma massagem, ou leia-lhe uma história.

 

Horas de deitar melhores

 

  • Tempo certo: Comece a deitar o seu bebé à mesma hora todas as noites. Os especialistas descobriram que colocar o bebé na cama sempre à mesma hora pode aumentar as probabilidades de que durma o tempo necessário.
  • Faça uma ceia: À medida que o bebé cresce e começa a conseguir dormir cinco a seis horas por noite, experimente amamentar mesmo antes de ser hora de ir para a cama. Isso pode ajudá-lo a dormir mais horas seguidas. Fraldas extra-absorventes também podem ser uma forma de maximizar o tempo de sono. Se o seu bebé estiver antes a ser alimentado a biberão, não adicione cereais ou outros alimentos. Não há indícios de que essa prática aumente a duração de tempo que ele dorme.
  • Estabeleça uma rotina: Siga sempre o padrão pré-sono que estabelecer com as dicas da nossa Rotina de ir para a cama.
  • Dormir separados: O seu bebé precisa de aprender a dormir sozinho, por isso, deite-o no seu próprio berço em vez de partilhar a sua cama com ele.
  • Partilhe um quarto: Porque está comprovado que o risco da SMSI (Síndroma da Morte Súbita Infantil) reduz quando os bebés dormem no mesmo quarto que os pais, é recomendado que o seu bebé durma no seu quarto, pelo menos, até ter seis meses de idade (e idealmente até um ano de idade).
  • Acalmar para adormecer: Deite o seu bebé quando ele estiver ensonado, mas ainda desperto. Assim que ele conhece a rotina, vai começar a adormecer sozinho. Deixe-o aprender a acalmar-se a si mesmo assim que chega ao berço.
  • Berço limpo: Para que ele durma em segurança, a única coisa que deve ter no berço é o seu bebé. Não lhe dê almofadas, mantas, colchas, peles de cordeiro, peluches, ou qualquer outra coisa que o possa fazer sufocar. Cubra o colchão com um lençol bem preso e esticado.
  • Keep her comfortable: Verifique se a temperatura na zona de dormir do bebé não está demasiado quente ou fria. Regra geral, o seu bebé deve usar mais uma camada de roupa do que a mãe estiver a usar.

 

Dicas para dormir bem à noite

 

  • Leve o seu tempo: Em vez de ir a correr ver como ele está, dê ao seu bebé uma oportunidade de se restabelecer e acalmar sozinho. Isso vai ajudar a reduzir o número de vezes que ele acorda no futuro. E isso são boas notícias para os dois!
  • Ponha os abraços em modo de espera: Se for ver como o seu bebé está, não lhe pegue automaticamente ao colo. Em vez disso, faça-lhe umas festas suaves, ou cante uma música de embalar. Deixe o seu bebé saber que está lá para o ajudar, sem recompensar cada choro com um colinho.
  • Pense antes de alimentar: Pode assumir que o seu bebé está com fome de cada vez que acorda à noite, mas por volta dos quatro meses ele é perfeitamente capaz de passar cinco ou seis horas entre refeições. Em vez disso, pode apenas querer ser reconfortado um pouco. Dar de comer ao bebé sempre que acorda vai na verdade tornar as suas noites menos tranquilas.
  • Fique pelo berço: Se precisar de alimentar o bebé, ou de lhe mudar fralda, à noite, resista à tentação de o levar para a sua cama a seguir. Volte sempre a colocá-lo no berço, para que se habitue a voltar a adormecer sozinho.