Artigo
Add this post to favorites

Brincar sem ecrãs!

Sabia que? Demasiado tempo a olhar para um ecrã pode impedir o seu bebé de ser mais ativo e brincar, e pode interferir com o sono dele.

Dez 28, 2021

Alguns pais acreditam que o tempo que um bebé passa a olhar um ecrã pode ser educativo, enquanto outros usam os seus dispositivos como se fossem amas eletrónicas. No entanto, a utilização destes meios impede os bebés de serem mais ativos e de brincar. E pode também estar a interferir com o sono do seu bebé.

Quais são as recomendações para brincar sem ecrãs?

 

Os departamentos de saúde dos EUA, Canadá e Austrália recomendam pouca ou nenhuma televisão, para crianças com menos de dois anos de idade. Surpreendentemente, os estudos sugerem que a maioria dos pais pode não estar consciente destas recomendações. Um estudo em particular, revela que:

  • 90% dos pais permitia, erradamente, que as suas crianças de menos de dois anos de idade vissem televisão ou usassem outros dispositivos eletrónicos
  • 40% dos bebés de três meses viam regularmente vídeos ou televisão

Brincadeiras simples e ativas são muito mais benéficas para o seu bebé do que olhar para um ecrã, e podem começar logo nos seus primeiros dias e semanas. Não precisa de brinquedos caros ou equipamento dispendioso para encorajar o seu bebé a ser mais ativo. Arranje tempo para períodos pequenos de brincadeira e interação com o seu bebé, todos os dias.