Bebés e diarreia
Isto é uma fonte comum para confusões: um bebé amamentado tem normalmente fezes amareladas, macias e granulosas. Por vezes os pais confundem estas fezes com diarreia. Mas a diarreia é bem diferente e caracteriza-se por fezes líquidas frequentes que não contêm matéria sólida.
Quais são as consequências da diarreia?
Seja qual for a causa – viral, bacteriana ou, por exemplo, devido a uma intolerância alimentar como a intolerância à lactose – a diarreia resulta numa perda significativa de água e sais minerais. Representa pois um risco sério de desidratação. Em casos extremos, pode até levar à hospitalização do bebé. Assim, é uma situação que deve ser sempre levada a sério.
Como sei se é um caso grave?
Não precisa de se preocupar demasiado se o seu bebé apenas apresentar uma pequena diarreia. Contudo, se a diarreia estiver acompanhada de certos sintomas, você tem de entrar em ação. Tenha atenção particular se:
- O seu bebé vomitar sempre que lhe dá um alimento ou uma bebida;
- A boca do bebé estiver seca,;
- O bebé defecar pelo menos a cada 2-3 horas;
- As fezes contiverem sangue;
- O bebé estiver sonolento, e até apático;
- O bebé parecer cansado e a pele estiver com um tom acinzentado.
Mantenha o peso do bebé "debaixo de olho". Se o seu bebé perder pelo menos 5% do peso corporal, você tem de o levar ao hospital imediatamente para que receba o tratamento adequado.
Se está preocupada com o bebé poder desidratar: faça o teste do beliscão-na-pele, sobretudo na barriga. Se o beliscão deixar uma marca visível que persiste, significa que o seu bebé perdeu líquidos em demasia. Consulte um profissional de saúde imediatamente ou leve o bebé para o hospital.
Remédios para o meu bebé que está com diarreia
O seu bebé está desidratado ? Não se preocupe, tudo voltará rapidamente ao normal! Como? Siga os conselhos do seu profissional de saúde, em particular:
- Rehidrate o seu bebé com uma solução de rehidratação oral. Pode comprar saquetas na sua farmácia que simplesmente dilui em 200 ml de água mineral, fornecendo assim água, açúcar e sais minerais que vão encorajar a absorção da solução e limitar o risco de vómito. O ideal é dar ao bebé 5 ml a cada 5 minutos, tão frequentemente quanto possível. Se está a amamentar, pode dar de mamar depois de ter feito a rehidratação. Para bebés alimentados com leite em pó, os biberões podem continuar após algumas horas.
- Se o seu bebé já iniciou a diversificação alimentar (já come alguns alimentos "sólidos"): encoraje-o a comer alimentos como arroz, cenouras cozidas, massa, fruta cozida (bananas, marmelos, maçãs) que são eficazes contra a diarreia.
Finalmente, deve lavar as suas mãos frequente e sistematicamente, sempre que muda a fralda ao bebé, já que algumas formas de diarreia são contagiosas e – como mãe – tem de estar em forma para cuidar do seu bebé!