Simples sugestões para resolver pequenos contratempos!
A gravidez é um período de grande felicidade mas também podem ocorrer alguns contratempos: náuseas, enjoos, obstipação, cãibras, etc.! Há procura de sugestões para uma gravidez serena e tranquila? Descubra aqui as nossas simples sugestões para resolver estes pequenos problemas de saúde.
Pequenos Problemas de Saúde na Gravidez
Desde as primeiras semanas, um novo equilíbrio se instala enquanto os níveis de hormonas aumentam e o seu corpo vai mudando. Resultado: a maior parte das mulheres sofre de pequenos problemas de saúde que podem ir desaparecendo com o passar dos meses à medida que o organismo se vai habituando. Partilhamos alguns conselhos práticos para ultrapassar esta confusão!
Enjoo matinal e vómito
Durante o primeiro trimestre de gravidez, o aumento dos níveis de hormonas (progesterona e estrogénio) vão provocar alterações no seu paladar e vão aumentar a sensibilidade do seu olfato. Estas pequenas grandes alterações podem levar a enjoos matinais e vómitos em muitas mulheres grávidas. Este são muitas vezes os primeiros sinais de gravidez! Stresse e ansiedade também influenciam esta hipersensibilidade, bem como uma maior tendência para a hipoglicémia e para o abrandamento do seu sistema digestivo.
Soluções:
- Deve fazer três refeições principais por dia a horas regulares e deve fazer também uma ou duas pequenas refeições nos intervalos.
- Na refeição do pequeno-almoço prefira hidratos de carbono complexo, que libertam energia lentamente (cereais, pão, etc.).
- Evite alimentos ricos em gordura que são difíceis de digerir, bem como as bebidas com gás.
- Deve comer devagar, em ambiente calmo e descanse um pouco após a refeição para ajudar a digestão. Se tem problemas de sono faça uma sesta!
- Descanse e tente relaxar!
Problemas digestivos
Obstipação, flatulência, inchaço, refluxo gástrico e azia são pequenos problemas digestivos partilhados por muitas futuras mães! São causados pelas hormonas, mais especificamente pela progesterona, que tende a tornar preguiçosos os músculos do tubo digestivo, e à medida que cresce o útero também vai comprimir os outros órgãos.
Para contrariar a flatulência e inchaço:
- Evite os alimentos que fermentam e provoquem gases, como as couves, ou os que provoquem inchaço, como as bebidas com gás.
- Fracione as suas refeições e prefira várias pequenas refeições ao longo do dia.
- Deve fazer as suas refeições devagar e sem pressas.
Para evitar a obstipação:
- Prefira alimentos ricos em fibra: vegetais verdes, frutas, cereais integrais e amidos não refinados (massa, arroz, etc.). Faça um snack com algumas ameixas ou frutas secas.
- Faça um pouco de exercício diariamente: pelo menos 30 minutos de caminhada por dia.
- Beba água suficiente, para uma urina clara e sem cheiro, cerca de 1,5 L por dia.
Para contrariar o refluxo gástrico:
- Evite alimentos ricos em gordura.
- Evite deitar-se logo após as refeições.
- Tente não dobrar-se em excesso, para evitar a pressão sobre o seu abdómen.
- O seu médico também poderá prescrever uma medicação adequada. Não hesite em falar-lhe sobre este assunto.
Outro fenómeno frequente nas grávidas é a hipersalivação. Esse fenómeno está relacionado com uma irritação do nervo que estimula as glândulas salivares e é exacerbado pelo stresse. Para evitar este problema, tente manter-se calma e relaxada.
Pernas pesadas, cãibras, e hemorroidas
A deficiência em cálcio e magnésio, a compressão do sistema venoso, o efeito das hormonas sobre a elasticidade das paredes venosas… São algumas das inúmeras causas que podem provocar uma má circulação durante a gravidez. O sintoma chave são as cãibras, uma sensação de pernas pesadas, sensação de formigueiro, edema (tornozelos muito inchados) e até hemorroidas (por vezes causadas pela obstipação crónica). Estes sintomas não são geralmente graves, mas é preferível falar com o seu médico e adotar algumas medidas simples.
Soluções:
- Prefira alimentos ricos em sais minerais, como cálcio e magnésio, e vitaminas do complexo B, como por exemplo vegetais e frutas frescas, produtos lácteos, cacau, amêndoas, avelãs, etc. Escolha também água mineral rica em magnésio.
- Prefira sapatos rasos.
- Termine o seu duche com um jacto de água fria, subindo dos tornozelos até às ancas. Também pode experimentar massajar as suas pernas.
- Durma com as suas pernas ligeiramente levantadas (almofada).
- Evite a exposição ao sol.
- Pode usar meias de descanso (o seu médico pode receitar-lhas).
Na maior parte dos casos há soluções naturais. Mesmo que os seus pequenos problemas não desapareçam, nunca tome medicação por decisão própria. Fale sempre com o seu médico primeiro.