O treino para deixar as fraldas!
O meu bebé vai para o infantário brevemente, é a altura ideal para aprender a usar o bacio. O que posso fazer para o ajudar?
Treino para largar as fraldas
Treinar as idas à casa-de-banho para poder largar as fraldas é outro passo em direção à independência e ao "crescer". Os pais ficam menos sobrecarregados (acabam as mudas de fraldas) e o orçamento familiar também agradece. Era tão bom se as crianças conseguissem aprender depressa e não regredissem… Contudo, não é fácil – a avó repete constantemente "nesta idade tu já não usavas fraldas ", a diretora da do infantário diz "só aceitamos crianças sem fraldas" – enfim, todos dão a sua opinião, tornando a questão do prazo numa preocupação para os pais! Para ajudá-la a não transformar esta fase numa obsessão, aqui ficam alguns conselhos úteis…
Os bebés largam as fraldas numa idade específica?
Não há uma idade certa. O seu pequenino está fisiologicamente pronto, quando conseguir controlar os esfíncters (retensão/expulsão) e quando, psicologicamente, estiver pronto para largar o estatuto de bebé. As crianças não ficam todas prontas na mesma idade! Normalmente, entre os 15 e os 36 meses começam a conseguir não fazer xixi na cama e, por volta dos 28 meses, conseguem controlar-se durante o dia.
Como sei que está pronta para usar o bacio?
Sinais fortes que sugerem que poderá estar pronta, incluem ser capaz de se sentar e levantar sem ajuda, ser capaz de dar um pontapé numa bola, ser capaz de subir escadas sozinha, imitar o comportamento dos adultos, ser capaz de comer sozinha e mostrar querer um certo nível de independência.
Outros sinais significativos incluem mostrar interesse pelo bacio e tocar na fralda quando está suja.
Se eu usar o bacio demasiado cedo, pode prejudicar o treino de ida à casa-de-banho?
É verdade que não deve forçar a criança a desenvolver-se mais depressa do que ela é capaz. Pressioná-la para usar o bacio apenas vai atrasar a aprendizagem.
O momento certo é, por isso, quando a criança decide que está pronta. Entretanto, você pode explicar-lhe como se deve usar o bacio e o que se espera que ela faça.
Colocar a criança no bacio em intervalos regulares ajuda?
Uma rotina pode ser implementada a horas certas (ao acordar, antes ou depois da sesta, etc.). Também é útil deixar o bacio na casa-de-banho para que a criança se vá habituando a vê-lo nesse sítio. Pode ainda sentar-se com ela (para começar!) de modo a transmitir-lhe segurança, explicando o que é ir à casa-de-banho e que é natural.
Devemos deixar a criança no bacio até que faça o que se espera dela?
Tornar isto numa obrigação só vai aumentar o medo da criança de não estar à altura das expectativas e de não merecer o seu amor, prejudicando a auto-confiança dela. Se após alguns minutos nada acontecer, deve elogiar calmamente a criança por ter tentado, experimentando novamente algumas horas mais tarde ou no dia seguinte.
O que fazer se a criança "sujar as calças"?
O treino para ir à casa-de-banho nunca está livre de acidentes! Deve tranquilizar a criança quanto à sua capacidade de aprender esta nova tarefa e deve pedir-lhe que não espere até ao último minuto para pedir para ir à casa-de-banho.
Se a minha criança não consegue usar o bacio, devo sugerir que vá à casa-de-banho como os adultos?
Humm… esse gigante e preocupante "trono" - "e se eu cair no buraco?", pensará a criança. Normalmente, ir à casa-de-banho como um adulto deveria ser a última etapa do treino, depois de a criança já conseguir usar o bacio.
Regrediu, já não usava fraldas e voltou a fazer xixi na cama?
A chegada de um novo bebé, entre outras razões, pode fazer com que crianças mais velhas regridam temporariamente. Normalmente, esta regressão não dura muito. Um pouco de paciência e tudo voltará ao normal.
O meu bebé já se controla bem durante o dia. Quanto tempo falta para se controlar à noite?
Varia muito. Pode levar apenas alguns dias, mas também pode demorar algumas semanas ou meses… Algumas crianças controlam-se primeiro à noite! O mais importante é não as pressionar. As crianças têm o seu próprio ritmo, e os pais devem adaptar-se a esse ritmo!
#2 A vida em casal com filhos
Artigos relacionados