Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Atenção o meu bebé tem diarreia!

Atenção o meu bebé tem diarreia!

 

O meu bebé está com diarreia há dois dias. É normal ou devo ficar preocupada? É possível evitar a diarreia?

Segunda, 6 de Junho de 2016

Bebés e diarreia

 

Isto é uma fonte comum para confusões: um bebé amamentado tem normalmente fezes amareladas, macias e granulosas. Por vezes os pais confundem estas fezes com diarreia. Mas a diarreia é bem diferente e caracteriza-se por fezes líquidas frequentes que não contêm matéria sólida.

 

Quais são as consequências da diarreia?

Seja qual for a causa – viral, bacteriana ou, por exemplo, devido a uma intolerância alimentar como a intolerância à lactose – a diarreia resulta numa perda significativa de água e sais minerais. Representa pois um risco sério de desidratação. Em casos extremos, pode até levar à hospitalização do bebé. Assim, é uma situação que deve ser sempre levada a sério.

 

Como sei se é um caso grave?

Não precisa de se preocupar demasiado se o seu bebé apenas apresentar uma pequena diarreia. Contudo, se a diarreia estiver acompanhada de certos sintomas, você tem de entrar em ação. Tenha atenção particular se:

  • O seu bebé vomitar sempre que lhe dá um alimento ou uma bebida;
  • A boca do bebé estiver seca,;
  • O bebé defecar pelo menos a cada 2-3 horas;
  • As fezes contiverem sangue;
  • O bebé estiver sonolento, e até apático;
  • O bebé parecer cansado e a pele estiver com um tom acinzentado. 

Mantenha o peso do bebé "debaixo de olho". Se o seu bebé perder pelo menos 5% do peso corporal, você tem de o levar ao hospital imediatamente para que receba o tratamento adequado.

Se está preocupada com o bebé poder desidratar: faça o teste do beliscão-na-pele, sobretudo na barriga. Se o beliscão deixar uma marca visível que persiste, significa que o seu bebé perdeu líquidos em demasia. Consulte um profissional de saúde imediatamente ou leve o bebé para o hospital.

 

Remédios

O seu bebé está desidratado ? Não se preocupe, tudo voltará rapidamente ao normal! Como? Siga os conselhos do seu profissional de saúde, em particular:

  • Rehidrate o seu bebé com uma solução de rehidratação oral. Pode comprar saquetas na sua farmácia que simplesmente dilui em 200 ml de água mineral, fornecendo assim água, açúcar e sais minerais que vão encorajar a absorção da solução e limitar o risco de vómito. O ideal é dar ao bebé 5 ml a cada 5 minutos, tão frequentemente quanto possível. Se está a amamentar, pode dar de mamar depois de ter feito a rehidratação. Para bebés alimentados com leite em pó, os biberões podem continuar após algumas horas.
  • Se o seu bebé já iniciou a diversificação alimentar (já come alguns alimentos "sólidos"): encoraje-o a comer alimentos como arroz, cenouras cozidas, massa, fruta cozida (bananas, marmelos, maçãs) que são eficazes contra a diarreia. 

Finalmente, deve lavar as suas mãos frequente e sistematicamente, sempre que muda a fralda ao bebé, já que algumas formas de diarreia são contagiosas e – como mãe – tem de estar em forma para cuidar do seu bebé!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários