0-4 meses
Article
Add this post to favorites

O que fazer para o bebé arrotar?

Sei que tenho de fazer com que o meu bebé arrote no final de cada refeição, mas não tenho realmente a certeza de como fazê-lo. Algum conselho seria muito bem recebido!

2min ler Jun 6, 2016

Bebés e arroto

Para os bebés, arrotar é permitido e até se deve encorajar! Porquê? Porque permite a evacuação do ar inalado  durante a amamentação e durante a toma do biberão, evitando assim as dores de barriga comuns na vida dos bebés pequenos. A melhor altura para um arroto é no meio ou logo no final de uma refeição. Aqui ficam algumas dicas para a ajudar a si e ao seu bebé.

 

Arroto de A a Z

Na primeira vez, todos somos um bocado desastrados. Contudo, não vai levar muito tempo a "ganhar-lhe o jeito". Não tenha medo, arrotar não magoa de forma nenhuma o seu bebé. Pelo contrário, ele sentir-se-á melhor depois do arroto.
Como fazer com que o seu bebé arrote? Coloque uma toalha sobre o seu ombro para evitar nódoas na eventualidade de alguma regurgitação. Segure o seu bebé numa posição bem vertical e dê pancadinhas suaves nas suas costas. Seja paciente, pode demorar dez minutos até vir o arroto.

Não aparece nenhum arroto? Experimente esta técnica bem testada pelas enfermeiras e parteiras: sente o seu bebé no seu joelho, tão direito quanto possível, segurando a cabeça dele com uma mão e elevando os braços do bebé com a outra mão, de modo a abrir a caixa torácica, facilitando assim a expulsão de ar.

 

O que fazer para o bebé arrotar?

  • O meu bebé adormeceu logo após a refeição: não se preocupe, acima de tudo deixe-o descansar. Ele vai arrotar durante o sono.
  • Quantos arrotos? Não há um número ideal ou recomendado de arrotos. De um a cinco ou seis, até o ar ter sido todo expelido.

Dê um intervalo ao seu bebé no meio da mamada, para que ele possa arrotar. Alguns bebés preferem isto! Outros odeiam esta estratégia e exigem acabar o biberão antes de arrotarem. Cada bebé tem as suas preferências que você rapidamente vai descobrir!

 

Até que idade os bebés têm de arrotar?

Até cerca dos seis meses, ou seja durante o tempo em que o leite materno e/ou o leite infantil são o seu principal alimento. À medida que o sistema digestivo amadurece e o seu bebé começa a ser gradualmente desmamado, a necessidade do arroto torna-se menos importante e, finalmente, desaparece.