Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Não é membro? Registe-se aqui
Pesquisar
Partilhe Artigo
X
Método de canguru: Como cuidar do seu bebé prematuro

Método de canguru: Como cuidar do seu bebé prematuro

O que é o método de canguru e como é que este pode ajudá-la a cuidar do seu bebé prematuro? Descubra os benefícios do método de canguru, desde a ajuda aos problemas de alimentação do bebé prematuro à promoção do vínculo pele com pele entre pai e bebé, tanto no hospital como em casa.

Terça, 16 de Novembro de 2021

Segurar o seu bebé nos braços pela primeira vez é um dos momentos mais especiais para um progenitor – e certamente não vai querer que acabe. O contacto pele com pele entre a mãe e o bebé é extremamente importante para criar vínculos e também pode ajudar com problemas de alimentação do bebé prematuro ao estimular a amamentação. E se o seu bebé chegou antes do planeado? Se o seu bebé nasceu prematuro (antes das 37 semanas) ou com pouco peso (menos de 5lb 5oz ou 2500g), os primeiros dias e semanas após o parto podem não ser o que esperava. Isto deve-se ao facto de os bebés prematuros precisarem geralmente de ficar na unidade de cuidados intensivos neonatais (UCIN) do hospital para receberem tratamento especial durante várias semanas ou meses. Este período pode ser extremamente desgastante e sensível para os pais, que se preocupam com a saúde do bebé e podem sentir que estão a perder o momento ideal para começar a criar uma ligação com o seu recém-nascido.

 

O que é o método de canguru?

O método de mãe canguru consiste numa forma de segurar o seu bebé prematuro pele com pele junto ao peito. Da mesma forma que os cangurus carregam os seus bebés na sua bolsa, a mãe coloca o seu bebé nu (apenas com fralda) sobre o peito e tapa-o. O método de canguru foi desenvolvido na América do Sul para manter a temperatura dos bebés prematuros que não tinham acesso a incubadoras. Este método tem vários benefícios adicionais para a saúde e é especialmente recomendado se o seu bebé nasceu antes do tempo ou com pouco peso, pois os estudos mostram que os bebés prematuros ganham peso mais depressa se forem regularmente segurados como um canguru. Também é uma ótima forma de criar vínculos com o seu pequenino, em particular nos casos em que ele tem de passar muito tempo na incubadora. Dependendo de como se estiver a sentir a mãe e o seu pequeno lutador, pode querer passar até várias horas por dia a usar o método de canguru. Pergunte aos enfermeiros da UCIN quando pode começar a fazê-lo. Eles também a ajudarão a retirar o seu bebé da incubadora e a lidar com os tubos durante os primeiros dias.

 

Quais os benefícios do método de canguru para o seu pequeno lutador

Usar a forma de segurar do canguru para um contacto pele com pele com o seu bebé prematuro é uma experiência sensorial muito especial que proporciona vários benefícios através do toque, som e cheiro, tanto para o progenitor como para o bebé.

O bebé sente o calor que provém do contacto pele com pele

Benefício: Pode ajudar a manter o seu bebé prematuro a uma temperatura estável e é ótimo para a criação do vínculo entre progenitor e bebé. Experimente: Colocar o seu bebé nu (apenas com fralda) de barriga para baixo diretamente sobre o seu peito e tapá-lo com uma manta ou com o seu roupão de banho, para se manterem ambos quentinhos e aconchegados.

O bebé sente o seu cheiro

Benefício: Os bebés sujeitos ao método de canguru têm maior probabilidade de mamar, pois estão em maior contacto com os seios e conseguem sentir o cheiro do leite. Esta é a melhor forma de nutrição que pode oferecer ao seu pequeno lutador para o ajudar a crescer. Experimente: Prescindir de perfumes – o seu bebé gosta do seu cheiro natural. Não se esqueça de retirar o seu sutiã para que o seu pequenino possa encostar o nariz e mamar sempre que tiver fome, ou deixe-o experimentar chuchar nos seus mamilos, se ele ainda não o fizer.

O bebé ouve a sua voz

Benefício: O som da sua voz é reconfortante e ajuda o bebé a adormecer e ficar a dormir durante mais tempo – tal como fazia no útero. Experimente: Cantar, falar e ler em voz alta para o seu amorzinho – até pode ser um postal de felicitações que ainda não teve oportunidade de abrir ou uma lista de tarefas para o dia. Qualquer coisa serve!

O bebé ouve os seus batimentos cardíacos

Benefício: Pode ajudar a regular a respiração do bebé e abrandar a sua pulsação, mantendo-o mais relaxado e pronto para dormir. Experimente: Colocar-se numa posição confortável e certificar-se de que tem ao seu alcance algumas coisas essenciais, como água, aperitivos saudáveis e o telemóvel, para que possa desfrutar de alguns momentos especiais com o seu bebé sem ter de se levantar.

Sente o bebé junto a si

Benefício: Os papás sentem-se capazes de fazer algo positivo para o seu bebé prematuro onde quer que estejam. Experimente: Usar um porta-bebés para que possa desfrutar do contacto pele com pele e simultaneamente ter as mãos livres para fazer outras coisas. O seu médico poderá aconselhá-la para que saiba quando o seu bebé já é suficientemente crescido.

 

Dicas de alimentação do bebé prematuro

O leite materno é a melhor forma de nutrição para o seu bebé prematuro. É rico em nutrientes que o ajudarão a crescer e anticorpos que fortalecem o sistema imunitário e o protegem de infeções. Uma vez que o intestino do seu bebé prematuro ainda não está completamente desenvolvido, também constitui o alimento mais fácil de digerir. No entanto, os bebés prematuros têm necessidades nutricionais acrescidas para ajudar ao seu crescimento e desenvolvimento, pelo que o leite materno precisa de ser enriquecido ou fortificado para responder melhor a estes requisitos de nutrientes específicos. O seu médico pode aconselhá-la a utilizar fortificantes do leite materno ou a complementar o seu leite com um leite de fórmula para bebés prematuros especial. Isto deve-se ao facto de os bebés prematuros necessitarem de mais energia, proteínas, alguns ácidos gordos, vitaminas e minerais do que os bebés de termo. Não se sinta culpada por complementar ou fortificar o seu leite, pois está a ajudar o seu pequeno lutador a compensar a falta das últimas semanas de gravidez.

 

Problemas de alimentação do bebé prematuro

A amamentação também ajuda a desenvolver o vínculo com o seu pequenino e a manter um contacto pele com pele regular, embora por vezes isso não seja possível logo de início, uma vez que os bebés prematuros nem sempre têm força suficiente para pegar na mama. Esta pode ser uma situação emocionalmente desgastante para as recém-mamãs, mas o seu enfermeiro, obstetra ou conselheiro em amamentação será certamente capaz de a orientar e ajudar a ultrapassá-la. Também não significa que o seu bebé vá deixar de usufruir do nutritivo leite materno. Pode experimentar extrair o seu leite, que por sua vez será dado ao bebé através de um tubo. Veja o nosso diagrama informativo sobre Como extrair o leite materno aqui. Não se preocupe se o leite não sair instantaneamente. Por vezes, pode demorar. Colocar o seu bebé ao peito regularmente de acordo com o método de canguru pele com pele pode ajudar a estimular a produção de leite. Deixar que o bebé experimente chuchar nos seus mamilos quando está em posição de canguru também pode ajudá-lo a começar a mamar quando estiver preparado. Não se esqueça de se alimentar bem, beber bastante água e descansar tanto quanto possível, e continue a tentar extrair o leite em intervalos de poucas horas. Seja paciente e confie no seu corpo – vai conseguir!

 

Contacto pele com pele entre pai e bebé

O método de canguru não é só para as mamãs! Embora não possam amamentar, os papás e outros familiares também podem usar a posição de canguru e desfrutar do contacto pele com pele com o bebé. É reconfortante para o seu pequenino entrar num ritmo de utilização do método de canguru o mais cedo possível, por isso fale com o seu médico sobre como estabelecer uma rotina.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Nestlé brinde de boas-vindasBrinde de boas-vindas
  • Nestlé informação personalizadaInformação Personalizada
  • Nestlé amostras e descontosAmostras e Descontos
  • Nestlé programa educativo de nutriçãoPrograma Educativo de Nutrição
Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
As mamãs e papás avaliaram em 0/5
avatar
Pesquisar

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre informação útil para si.

Entre na sua conta!

Beneficie de ferramentas exclusivas e navegue no Programa Educativo.