- Pegue no bebé ao colo quando ele estiver a chorar muito.
- Pegue nele direito durante as sessões de alimentação para evitar a acumulação de gases.
- Ponha o seu bebé a arrotar durante e após cada sessão de alimentação para evitar dores de cólicas.
- Peça ao seu médico para analisar a sua técnica de alimentação.
- Experimente dar um banho quente ao bebé.
- Experimente fazer uma massagem abdominal muito suave com dois dedos, usando movimentos no sentido dos ponteiros do relógio e um pouco de óleo de bebé ou azeite.
- Experimente diferentes posições de bruços, por exemplo, "super bebé", para ajudar a aliviar a pressão sobre a barriga do seu bebé.
- Experimente embalar gentilmente o bebé sobre o seu ombro para incentivar a que os gases acumulados consigam soltar-se.
- Experimente usar um ruído de fundo suave, como a TV ou a rádio.
- Experimente embalar o seu bebé no berço ou alcofa.
- Experimente empurrar o seu bebé no carrinho de bebé.
- Fale com o seu médico sobre probióticos — a investigação mostra que o L. reuteri pode causar uma sensação de alívio, equilibrando a população de bactérias nos intestinos do seu bebé.
- Fala com o seu médico sobre a sua dieta — a investigação mostra que um pequeno número de bebés que mamam mostrou melhorias quando a mãe seguia uma dieta pobre em alergénios.
- Tente manter-se calma — as cólicas costumam melhorar por si próprias quando o bebé tem cerca de três ou quatro meses e geralmente desaparecem por volta dos seis meses.
- Alterne com os seus amigos e familiares na tentativa de aliviar o bebé com cólicas, para que consiga fazer uma pausa.
- Se continuar preocupada com o facto de o seu bebé chorar muito, contacte o seu médico, pois este está na melhor posição para a ajudar e tranquilizar.