Gravidez
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

​Está a pensar amamentar?

Algumas medidas práticas para tomar antes do parto.

4min ler Jun 15, 2016

Está a pensar amamentar? Algumas medidas práticas para tomar antes do parto.

Como sabe, o leite materno constitui o melhor alimento para o bebé até aos 6 meses, e até mesmo após a introdução de outros alimentos. Se souber o que esperar ainda antes do parto, conseguirá conceber uma estratégia mental para poder desfrutar de cada momento em que amamenta e cuida do seu bebé.

Apresentamos-lhe algumas dicas para que possa começar bem:

Antes do parto

  • Reúna apoio. Reúna o maior número de apoiantes da amamentação que puder, tal como o seu parceiro, amiga, mãe, irmã ou qualquer pessoa que a irá encorajar a amamentar à medida que vai obtendo mais conhecimentos sobre o assunto.
  • Fale da amamentação com o seu médico. Transmita ao seu médico assistente ou à enfermeira a sua intenção de amamentar e procure informação sobre os serviços de apoio ao aleitamento materno que existem, agora e após o nascimento do seu bebé.
  • Procure cuidados pré-natais em relação à mama. Fale com o seu médico sobre as alterações que irá sentir nas mamas, de cirurgias anteriores nos seios, de questões hormonais (incluindo problemas de tiróide ou diabetes) e de qualquer outra questão de saúde que pensa poder estar relacionada com a amamentação. Esta conversa poderá prepará-la para a amamentação e ajudá-la a gerir situações especiais.
  • Informe-se junto do hospital onde irá ter o bebé sobre os procedimentos de amamentação que existem em relação aos recém-nascidos. Veja se consegue ter a visita de uma conselheira em aleitamento materno qualificada antes de ter alta hospitalar.
  • Compre uma bomba extratora de leite materno. As bombas extratoras de leite materno surgem como um método alternativo de extrair o seu leite quando o bebé é incapaz de mamar diretamente na mama, o que acontece quando retomar a sua atividade profissional ou académica, por exemplo. Escolha o tipo de bomba de acordo com a frequência de utilização que irá ter. Desde bombas manuais a preço razoável para uma utilização ocasional a bombas elétricas mais eficazes, mas também mais dispendiosas, passando pelas bombas duplas para um uso continuado e frequente, tem muito por onde escolher. Perceba como limpar cuidadosamente a sua bomba já que terá de efetuar esse procedimento antes de a usar pela primeira vez e também após cada utilização, de modo a reduzir os riscos de contaminação por bactérias para o seu bebé.
  • Relacione-se com a comunidade. Procure e assista a um curso pré-natal sobre amamentação ou a reuniões de grupos de apoio à amamentação. Ficará assim com uma ideia do que espera por si e estabelecerá um contacto com possíveis recursos futuros.
  • Coloque uma listagem na sua mala para a maternidade. No meio das camisas de dormir e dos chinelos, coloque uma listagem de questões relacionadas com a amamentação para debater com a equipa do hospital. Apresentamos-lhe mais abaixo um exemplo de listagem que poderá preparar.

 

Quando der entrada no hospital

  • Informe a equipa hospitalar do seu desejo de amamentar. Peça à enfermeira que a acompanhar antes e após o parto para informar o berçário de que irá amamentar o seu bebé.
  • Faça constar a amamentação no seu processo. Peça que o seu bebé permaneça sempre consigo no quarto e faça constar no seu processo que o seu bebé não deve receber nenhum leite artificial, salvo indicação médica. Se estiver separada do seu bebé, este deverá vir para junto de si aos primeiros sinais de fome.
  • Peça o aleitamento materno exclusivo. Peça para que não seja dado nenhum suplemento de leite artificial ao seu bebé, salvo indicação médica.
  • Peça para falar com uma conselheira em aleitamento materno. A conselheira em aleitamento materno poderá ajudá-la com a posição, com a pega e com outras questões que possa ter antes de ter alta hospitalar.

 

Listagem sobre amamentação para o hospital

  • Informe a equipa do hospital do seu desejo de amamentar.
  • Peça para colocar a menção “amamentação” no seu processo e no do seu bebé.
  • Peça para não ser separada do seu bebé no quarto. Se não for possível, peça para que o bebé lhe seja entregue ao primeiro sinal de fome
  • Relembre a equipa médica do seu desejo de contactar pele a pele com o bebé logo após o nascimento.
  • Peça para que não seja dado ao seu bebé nem chupeta nem leite artificial, salvo indicação médica.
  • Peça para ser observada por uma conselheira em aleitamento materno durante uma amamentação.
  • Se depois de todo o seu esforço, empenho e dedicação não conseguir amamentar não é o fim do mundo. Procure um conselho de um profissional de saúde e lembre-se: o seu bebé será alimentado com muito amor!