Gravidez
Artigo
Adicionar este post aos favoritos

As grávidas podem comer marisco?

O marisco pode ser uma ótima fonte de proteína, e os ómegas presentes nestes alimentos podem promover o desenvolvimento cerebral e ocular do seu bebé. No entanto, alguns tipos de peixe e marisco podem conter níveis potencialmente perigosos de mercúrio. Demasiado mercúrio pode prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso do seu bebé. Descubra qual o peixe e marisco a evitar durante a gravidez.

2min ler Set 6, 2023

Quais os alimentos a evitar?

Segundo a FDA (Food and Drug Administration), deve evitar consumir peixes maiores e mais velhos, com níveis consequentemente mais elevados de mercúrio, como peixe-espada, marisco cru, tubarão, marlim, patudo, cavala, entre outros.

 

O que é seguro comer?

  • Marisco cozinhado, nomeadamente lagosta, camarão, sapateira, ameijoas, entre outros.

  • Anchovas, peixe-gato, bacalhau, arenque, atum enlatado, salmão, sardinha e truta estão entre os alimentos seguros e recomendados durante a gravidez, desde que devidamente cozinhados.

  • Sushi, desde que o peixe tenha sido minuciosamente cozinhado.

Segundo guidelines americanas, deve comer 2 a 3 porções de peixe ou marisco por semana durante a gravidez. É muito importante que as futuras mamãs comam peixe e marisco por causa da sua combinação de nutrientes, normalmente muito requeridos pelo corpo durante a gravidez e também para a amamentação. A variedade também é muito importante pois limita a sua exposição ao mercúrio.

Deve ter cuidado com:

  • Peixes fumados, como o salmão fumado.

 

As grávidas podem comer camarão?

Esta é sempre uma dúvida muito comum nas grávidas. Podem comer camarão à vontade, desde que devidamente cozinhado. Também podem comer camarão pré-cozido refrigerado.

 

Quais os alimentos a evitar?

Deve limitar o consumo de atum porque tem mais mercúrio que qualquer outro peixe. O consumo excessivo de mercúrio pode ser extremamente prejudicial para o seu bebé.

Deve também limitar o consumo de peixes gordos pois podem conter poluentes como dioxinas e dibenzodioxinas policloradas. Se comer em demasia, pode ser prejudicial para o seu bebé.

Deve evitar marisco cru porque pode conter bactérias, vírus ou toxinas muito prejudiciais.