Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Não vou conseguir separar-me do meu bebé!

Não vou conseguir separar-me do meu bebé!

 

A primeira noite que fui ao cinema desde o parto, a primeira noite sem o bebé que ficou em casa com a babysitter! Estou um pouco preocupada.

Terça, 24 de Maio de 2016

Deixar o bebé, pela primeira vez

 

Só de pensar em deixar o bebé, mesmo que apenas por algumas horas dá-lhe um nó no estômago. Será que a babbysitter vai tomar conta dele como deve ser? E se for cedo demais? Fique tranquila, a separação é essencial, tanto para si como para o bebé. Permite ao bebé construir a sua própria identidadae e começar a adquirir autoconfiança. Ajuda-a a separar-se um pouco do seu bebé de modo a encorajar uma relação mãe-filho equilibrada.

 

A primeira separação

Chegou o dia em que vai passar uma noite romântica com o seu marido, o bebé vai passar a noite com a babysitter. Isto pode provocar-lhe alguma ansiedade que é perfeitamente natural, mas não a deve deixar transparecer para o bebé. Dar dez vezes mais beijinhos e abraços antes de a babysitter chegar é contraproducente, a não ser que queira que o bebé perceba que alguma coisa diferente se vai passar.

Quando a babysitter chegar use algum tempo para que o bebé e ela se conheçam. É ainda melhor se conseguir fazer isso uns dias antes, fazendo o bebé estar com a babysitter algum tempo. Diga adeus ao seu bebé antes de sair (não se esqueça de dizer que vai voltar brevemente). Se o seu bebé começa a chorar e gritar, está a testá-la… Assim que sair ele vai voltar a sorrir.

 

Não vou conseguir separar-me do meu bebé!

Para se sentir tranquila, pode montar um sistema de comunicação com a babysitter. Pode pedir que lhe mande uma mensagem sms quando o bebé adormecer ou pode telefonar entre o cinema e o restaurante. Também pode dar-lhe o número dos seus pais e do médico "só para prevenir". Pode usar um Horário de bebé, para deixar instruções com a babysitter de modo a tornar mais fácil a tarefa e – sobretudo – para fazer com que você possa ter uma noite descontraída!

 

Voltar ao trabalho: entre o prazer e a culpa

Se já é difícil deixar o bebé uma noite, deve estar a pensar como vai conseguir o regresso ao trabalho, já que vai deixar o bebé no infantário durante o dia inteiro. Sente-se dividida entre querer voltar ao trabalho e o sentimento de culpa de deixar o bebé com terceiros.

E se tentar olhar para as coisas de uma maneira mais positiva? O seu bebé vai fazer novos amigos enquanto você fica contente por voltar a ter vida social, com os seus intervalos para café e almoços com amigos e colegas. Ideal para "limpar a cabeça" e vai ficar com ainda mais vontade de ir buscar o bebé ao final do dia.

Se à noite, o seu bebé a ignorar ou fizer de conta que não a conhece quando o for buscar, é uma reacção normal. Terá de dar algum tempo ao bebé para se separar um pouco da pessoa que tomava conta dele todo o dia (e é mais um sinal positivo de que o seu bebé gosta muito dessa pessoa especial). Se o seu bebé começar a chorar, não é porque esteja triste, mas porque precisa de descarregar as emoções do dia. Um abraço da mãe vai secar rapidamente essas lágrimas.

 

Dicas para que o bebé se sinta melhor

A separação, mas também a reunião, devem ser geridas com cuidado. Comunicar e explicar são aspectos essenciais. De cada vez que deixa o bebé, explique-lhe que vai passar o dia com a ama (ou no berçário ou infantário) e dê-lhe uma ideia do que vai ficar a fazer, brincar, ir dar um passeio, e lembre o seu bebé que ao final da tarde voltam a estar juntos. Quando o for buscar pergunte se teve um dia bom, diga-lhe que o seu dia também foi bom, mas que está contente por voltar a estar com ele.

Há outras formas de mostrar ao bebé que, mesmo não estando com ele, está a pensar nele. O brinquedo favorito é – claro – o objeto de transição ideal. Também lhe pode dar um pedaço de tecido ou um dos seus lenços para que, se for necessário, o bebé se sinta tranquilizado com o seu cheiro.

Não se esqueça que se você estiver descontraída com a situação, o seu bebé também se sentirá confortável, e ficará também descontraído.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.