Se o seu bebé é saudável mas chora em excesso por mais de três horas ao dia, três ou mais dias por semana, ele pode estar a sofrer de cólica.
A maioria dos pais repara em sintomas de cólica quando o seu bebé está entre as duas e as quatro semanas, atingindo um pico por volta das seis semanas. A cólica no bebé é muitas descrita como choro excessivo num bebé que, fora isso, é perfeitamente saudável. As cólicas no bebé é particularmente desafiante para cuidadores, que parecem não conseguir ajudar os seus bebés a pararem de chorar. Além disso, quando o seu bebé tem cólicas isso pode levar a que sinta ansiedade, frustração e exaustão. A boa notícia é que os bebés tendem a superar as cólicas dentro de algumas semanas depois de terem começado.
Causas das cólicas no bebé
As causas exatas não são conhecidas. Como a cólica não é diagnosticada em bebés mais crescidos, pode estar relacionada com a imaturidade do sistema digestivo dos bebés pequenos. Os seus intestinos amadurecem naturalmente à medida que ele cresce. Alguns especialistas sugeriram também que o choro em excesso da cólica está relacionado com a quantidade e tipos de bactérias amigas presentes nos intestinos do bebé.
Na verdade, diversos estudos revelaram que os bebés que receberam um suplemento probiótico específico, o Lactobacillus reuteri, tinham tempos de choro reduzidos quando comparados com bebés que não tomaram esse probiótico. Mas não é preciso parar de amamentar, porque o Lactobacillus reuteri está presente no leite materno!
Se suspeita que o seu bebé está com cólica, aconselhe-se junto do seu profissional de saúde.