0-4 meses
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

Como é o padrão de sono dos bebés ao longo dos meses?

Quando o seu bebé chega a casa do hospital, os padrões de sono irregulares dele podem ser simultaneamente desafiantes e esgotantes. Sem se preocupar se é de noite ou de dia, ele provavelmente vai acordar com frequência para amamentar, mudar a fralda, ou só porque quer um miminho. Mas não se preocupe que não é para sempre — por volta dos seis meses, 24 horas na vida do seu bebé vão parecer muito diferentes.

Dez 28, 2021

Uma das perguntas mais frequentes que os novos pais fazem é: “Quando é que o meu bebé começa a dormir a noite toda?” A resposta é menos simples do que pode pensar. Os padrões de sono do seu bebé vão mudar dramaticamente das primeiras semanas até aos seis meses (e os seus também!). Além disso, os recém-nascidos têm necessidades nutricionais únicas, por isso, a frequência, e a quantidade, com que eles amamentam é muito importante.

Primeiras semanas

Durante o primeiro mês, vai começar a conhecer o seu bebé e os padrões de sono dele. Prepare-se para o acordar frequentemente ao longo da noite. Acordar de noite é normal e necessário para um recém-nascido, porque as suas barriguinhas são muito pequenas e, por causa disso, precisam de ser alimentados com frequência.

Ao longo do primeiro mês, deve acordar o bebé sempre que tiverem passado quatro horas desde a última vez que amamentou. Ele vai precisar do seu leite materno pelo menos uma vez a cada quatro horas nestas primeiras semanas. Assim que tiver um mês de idade, e se estiver a crescer bem, já não precisa de o acordar para lhe dar de mamar.

É mais fácil acordar o seu bebé se ele estiver num estado de sono ativo – procure sinais como movimento involuntário dos olhos e pálpebras. Algumas formas de o acordar gentilmente de um sono mais profundo incluem mudar a fralda ou mesmo fazer uma massagem suave nas suas costas, estômago e pernas.

Se perceber que o seu bebé está com dificuldades em se manter acordado durante sessões de amamentação regulares, ou que ele adormece frequentemente no seu peito, peça ao seu profissional de saúde para verificar se ele está com um peso saudável.

Entrar numa rotina

Por volta dos três meses, o seu bebé ainda pode estar a acordar à noite para amamentar, mas vai começar a dormir por mais tempo entre cada sessão de amamentação. Como o seu estômago já não é tão pequeno, ele aguenta mais tempo sem precisar de comer. Ser consistente e criar uma rotina é essencial para estabelecer um padrão de sono saudável para o seu bebé. Estudos científicos demonstraram que estas práticas ajudam a aumentar a quantidade de sono que o bebé recebe. Não seguir algumas destas práticas foi mesmo apontado como possível causa para um bebé dormir menos e acordar mais vezes durante a noite.

Porque é que dormir é importante?

Ter um tempo de sono adequado é necessário para que um bebé cresça e se desenvolva saudavelmente. E pode ajudar o seu bebé a criar bons hábitos de sono. Estudos científicos revelam que os bebés que fazem uma rotina regular à hora de ir para a cama e têm horários para dormir mais consistentes, têm maiores probabilidades de aprender bons hábitos de sono mais cedo nas suas vidas. E é mais provável que mantenham esses bons hábitos ao longo da infância.

Como os padrões de sono se desenvolvem no bebé

Entre os dois e os três meses, muitos bebés podem ser capazes de dormir cinco horas seguidas durante a noite. Algumas pessoas consideram que isso já é dormir a noite toda – e pode bem parecer assim, quando comparado com os primeiros dias. Inicialmente, talvez não aconteça todas as noites, mas é um indício claro que ele está a começar a ter um sono mais estruturado. A expetativa de que o bebé durma oito horas seguidas, no entanto, só é mais realista depois dos seis meses de idade.

Uma maneira de pensar no sono noturno do seu bebé é perguntar a si mesmo se ele está a dormir bem, acorda só para amamentar, e é capaz de voltar a adormecer sozinho logo a seguir. Se a resposta for sim, então o seu bebé é um bom dorminhoco. Estar consciente das necessidades de sono do seu bebé e começar a estabelecer uma rotina de ir para a cama cedo, vai aumentar as hipóteses de que ele adquira bons hábitos de sono enquanto é novo.

Lembre-se que as aptidões de dormir que o seu bebé desenvolve em pequeno se vão continuar a fazer sentir quando ele for mais velho. Por isso, o tempo que investir agora para ajudar o seu bebé a aprender boas técnicas para adormecer, vai ter um impacto positivo no crescimento saudável dele no futuro.