0-4 meses
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

5 atividades para bebé no tummy time

Garantir que o seu bebé é ativo é essencial para a saúde dele, agora e ao longo de toda a sua vida. A hora da barriguinha é uma parte muito importante disso, por ajudar a desenvolver os músculos e as aptidões motoras de que ele vai precisar quando for maior e começar a fazer coisas como gatinhar e rebolar. Além disso, é uma das melhores maneiras de passar tempo com o seu bebé!

Dez 28, 2021

O tummy time pode começar no momento que chega do hospital com o seu bebé, e é uma excelente atividade para o vosso dia. Não há regras rigorosas sobre quando o deve fazer, sempre que o seu bebé parecer feliz por estar a participar, é uma boa altura. E se ele resmungar ou não estiver a gostar, não há necessidade de o forçar.

Lembre-se sempre – nunca deixe o seu bebé sozinho quando estiver de barriguinha para baixo.

 

Conheça algumas maneiras de tornar as atividades para o bebé e para si mais divertida:

Atividade para bebé: barriga com barriga

1. Barriguinha com barriguinha

Deitada de costas no chão, ou em cima da cama, coloque o seu bebé de barriga em cima do seu estômago ou peito, segurando-o com firmeza, para um pouco de tummy time ternurento cara a cara.

Atividade para bebé: olhos nos olhos

2. Olhos nos olhos

Coloque o seu bebé no chão, no tapete de brincar ou sobre uma manta ou toalha limpas, e depois deite-se ao nível dele, para encorajar o contato visual. Se sentir que ele precisa de suporte adicional, coloque uma manta ou toalha enrolada debaixo do peito e braços do bebé.

Atividade para bebé: barriga no colo

3. Barriguinha com colo

Deite o bebé atravessado no seu colo, de barriga para baixo, mantendo sempre uma mão nas costas ou no rabinho dele para o manter estável. É excelente esta atividade para bebé no tummy time e um método prático de o acalmar ou fazer arrotar.

Atividade para bebé: no colo

4. Super bebé

Celebre o mini herói que tem em casa! De pé, coloque uma mão debaixo do peito e barriga do seu bebé e a outra entre as suas perninhas. Segure-o de barriga para baixo junto ao seu corpo, apoiando a cabeça dele ao longo de toda a atividade com o bebé.

Atividade para bebé: barriga para baixo

5. Muda tudo!

Sempre que mudar a roupa ao seu bebé, tente colocá-lo de barriga para baixo um ou dois minutos, logo a seguir. (Nunca deixe o bebé sozinho em cima do trocador, obviamente).