12 semanas de gravidez
Está a chegar ao final do primeiro trimestre. Parabéns! Leia mais sobre esta semana.
Desenvolvimento do feto
No final das suas 12 primeiras semanas de gravidez, já consegue ver a cara do bebé. E é, sem dúvida, uma carinha linda! A medula óssea está suficientemente madura para começar a produzir os próprios glóbulos vermelhos, aqueles que, a partir de agora, farão com que o fígado funcione. E assim continuarão a desempenhar esse papel exclusivo ao longo de toda a vida do seu filho. Se for um menino, o pénis já é evidente e visível nas ecografias. Caso deseje esperar até ao nascimento para saber se terá um menino ou uma menina, diga-o a toda a gente, para que nada estrague a surpresa.
Mudanças no corpo
Boas notícias: no final das 12 semanas de gravidez, a maioria das futuras mães deixa de ter náuseas de um dia para outro. Segunda grande notícia: se tiver muita vontade de sentir o bebé mexer-se, este, de um modo geral, começa a fazê-lo por volta do quarto mês de gravidez. Não se preocupe se tal não acontecer de imediato, sobretudo se esta for a primeira gravidez. É provável que não saiba distinguir os movimentos. Não é uma sensação muito grande, não é uma espécie de terramoto, mas apenas um ligeiro bater de asas de borboleta dentro de si. Quando sentir, dê festas na barriga para devolver o cumprimento!
O que comer e o que não comer
Caso se pergunte quanto ao que comer ou não comer para alimentar o cérebro em desenvolvimento do bebé, as vitaminas do complexo B estão presentes na levedura de cerveja, gérmen de trigo, peixe e ovos. O ácido fólico, importante durante toda a gravidez, está nos vegetais de folhas verdes. Pode encontrar os ácidos gordos essenciais nos peixes gordos e nos azeites de nogueira e colza. Fale com o seu médico para ter a certeza de que inclui todos os tipos adequados de alimentos na sua dieta.
Conselhos para grávidas
São muitas as mulheres que se indagam sobre o que pode acontecer se ficarem doentes durante a gravidez. Regra geral, uma constipação ou uma dor de estômago não afetam o feto. É muito importante que informe o médico de qualquer doença que a afete porque ele saberá dizer-lhe com precisão qual o tratamento e qual o medicamento a tomar que não prejudica o bebé. Não se automedique!
Testemunhos das mamãs
Sónia, 28 anos, 3 meses de gravidez
Eu e o meu parceiro acabámos de dar a notícia aos nossos familiares. Os futuros avós ficaram tão emocionados. Foi tão bonito! E a minha amiga Marina já se ofereceu para ser... a babysitter oficial!
Artigos relacionados