Gravidez
Article
Add this post to favorites

9 semanas de gravidez

Como diz a canção, dois corações batem como um só. Na realidade, o coração do seu bebé bate muito bem por si só. Leia mais sobre esta semana.

 

3min ler Maio 11, 2017

Desenvolvimento do feto

Pela nona semana de gravidez, as papilas gustativas e os órgãos começam a formar-se. Nesta altura, o seu corpo desenvolve-se de tal forma que já é possível medi-lo de duas maneiras diferentes na ecografia: desde a coroa até ao cóccix e desde a coroa até aos calcanhares. As pálpebras cobrem os olhos e, na cavidade torácica, o diafragma separa agora o coração e os pulmões do aparelho digestivo. O coração bate ao seu próprio ritmo, entre 110 e 160 batimentos por minuto. Bate mais rápido do que o seu e pode sofrer uma maior aceleração devido à adrenalina em situações de stress. Por isso tente evitar tudo o que cause stress. É mais fácil dizer do que fazer, mas vale a pena tentar!

 

Mudanças no corpo

Nesta altura, as mudanças no seu corpo ainda não são muito visíveis e certamente muita gente ainda não reparou que um pequeno ser está a crescer dentro de si. Contudo, há muitas mais coisas que estão a acontecer e que, na melhor das hipóteses, nem imagina. Desenvolveram-se muitos órgãos e muitos outros têm ainda de se formar. É possível que se sinta mais cansada do que o habitual, mas é completamente normal. A verdade é que está a fabricar um pequeno ser humano dentro de si!

 

O que comer e o que não comer

A palavra-chave da nona semana de gravidez (bom, na realidade, de toda a gravidez) é a água. Lembre-se de beber bastante todos os dias. O líquido amniótico é essencialmente composto de água (variando a sua quantidade conforme a altura da gravidez). Ou seja, 80% do seu bebé! Assim, precisa de água para manter a massa líquida do pequenote. E você também precisa. Beber água suficiente irá ajudar os rins a eliminar os resíduos tanto do bebé como os seus. Além disso, se vomita ou se está exposta a muito calor, tem de evitar a desidratação. Com quanta água? Cerca de 1,5 litros de líquidos por dia (um pouco mais se fizer calor). Lembre-se: evite o álcool e limite o consumo de chá e café, já que ambos podem acelerá-la e ao bebé.

 

Conselhos para grávidas

“Bebia cerveja enquanto ainda não sabia que estava grávida. Coloquei o meu bebé em perigo?” Esta é uma pergunta habitual. É sempre aconselhável beber com moderação. Se bebeu uma cerveja ou um copo de vinho num churrasco antes de saber que estava grávida, o mais provável é que não tenha prejudicado o seu bebé. De qualquer forma, é aconselhável não beber álcool até ao final da gravidez. Caso contrário aumenta o risco síndrome de alcoolismo fetal, aborto espontâneo, parto prematuro ou ainda que o bebé nasça com pouco peso.