Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
13 semanas_background

13 semanas de gravidez

 

O início do seu segundo trimestre constitui o começo de uma enorme quantidade de novos marcos no desenvolvimento do bebé. Leia mais sobre esta semana.

Segunda, 24 de Julho de 2017

Desenvolvimento do feto

13 semanas

Na 13.ª semana da gravidez ocorrem muitos e novos momentos importantes para o desenvolvimento do bebé. Ele já consegue dobrar os dedos, abrir e fechar a boca e começa a engolir. Engole líquido amniótico, que é absorvido pelo trato digestivo e excretado sob a forma de urina através dos rins, que já funcionam na perfeição desde há pouco tempo. A pele começou a produzir melanina, responsável pela pigmentação da pele quando nascer. Os ossos continuam a formar-se e o pequeno esqueleto completa-se pouco a pouco. Pesa agora cerca de 30 g e mede sete cm, desde o cóccix até à coroa. Já é, sem duvida, absolutamente precioso!

Mudanças no corpo

De um modo geral, no final da 13.ª semana da gravidez, todos os pequenos incómodos do primeiro trimestre começam a desaparecer, pelo que é provável que se sinta bem. Aproveite todas as oportunidades que tiver para ir à rua e desfrutar de um pouco de ar fresco, mesmo que não esteja um dia de sol fantástico. Os raios solares que se filtram através das camadas de nuvens contribuem para a síntese da vitamina D, de que o seu bebé e você precisam (e a sua pele!). Já reparou que a sua pele melhorou? É frequente a gravidez ser muito boa para a pele. As mudanças hormonais estimulam o metabolismo e fazem com que a cútis tenha um aspeto mais saudável. Não obstante, podem surgir manchas castanhas na testa ou nas maçãs do rosto. Estas manchas de pigmentação inofensivas desaparecerão por si só cerca de três meses depois do parto. O mito de que revelam se o bebé será menino ou menina é totalmente falso!

13 semanas1

O que comer e o que não comer

Sem margem para dúvidas, as mulheres grávidas podem comer peixe como parte de uma dieta equilibrada, já que é uma excelente fonte de proteínas e com baixo teor de gorduras. Contudo, alguns tipos de peixe devem ser evitados durante a gravidez. Alguns apresentam altos níveis de mercúrio, um contaminante ao qual o sistema nervoso do feto é particularmente sensível durante o desenvolvimento. É por esse motivo que se recomenda às mulheres grávidas que não consumam os três seguintes peixes predadores: peixe-espada, espadarte e siki (da família dos tubarões). Contudo, a lista dos outros peixes que é recomendável evitar inclui algumas espécies muito comuns: atum, enguia, besugo, tamboril, raia e salmonete. Consulte o seu médico para não ter dúvidas.

Conselhos para grávidas

É provável que até agora ainda não tenha tido de usar roupa pré-mamã e é possível que ainda passe algum tempo antes de ter de fazer um novo buraco no cinto. Porém, talvez seja boa ideia começar a dar uma vista de olhos à moda da maternidade e talvez ir às compras com uma amiga. Algo que deveria começar a comprar são sutiãs cómodos, com reforço e, se possível, alças ajustáveis. Como os seios continuam a crescer, não deve usar um sutiã que aperte ou magoe. Quem sabe não deva comprar um sutiã específico para a gravidez ou para a amamentação. Caso o compre nesta altura, pode ser que, daqui a poucas semanas, precise de um tamanho maior porque o bebé cresce muito rapidamente.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado