16 semanas de gravidez
Se pudesse ver o bebé dentro de si a crescer, veria que ele já chucha no dedo. Finalmente conseguiu chegar à boca! Leia mais sobre a décima sexta semana de gravidez.
Desenvolvimento do feto
Já vai nas 16 semanas de gravidez e as retinas do bebé começam a funcionar esta semana. Contudo, não vale a pena expor a barriga a luzes intensas para ver se o bebé reage porque os circuitos neuronais ainda não estão suficientemente maduros e os órgãos sensoriais estão demasiado frágeis para estimulá-los desta forma. Se ainda não o sentiu, é possível que sinta o bebé a mexer-se pela primeira vez esta semana (ou nas próximas semanas). Contudo, estes movimentos são muito ligeiros, logo não espere grandes sensações. A sensação é como asas de borboleta dentro da barriga ou uma espécie de cóceguinhas. Trata-se de uma sensação emocionante e maravilhosa, mas não se preocupe se ainda não sentiu nada, cada bebé cresce a um ritmo diferente. O seu bebé está ótimo!
Mudanças no corpo
Se tem desejos, pode ser que se indague se tal se deve à falta de nutrientes. A resposta é não. É simplesmente um efeito secundário da gravidez relacionado com as hormonas. É provável ter notado que determinados alimentos têm um sabor diferente ou são menos apetecíveis. Outros, pelo contrário, tornaram-se indispensáveis! O corpo funciona assim durante a gravidez, sem grandes explicações. Só tem de se esforçar por se lembrar da palavra “moderação” com tudo o que come. Um conselho: tente encontrar o equilíbrio entre os seus caprichos e a necessidade de cuidar do corpo e do bebé em crescimento.
O que comer e o que não comer
A vitamina A é importante quando está grávida, mas apenas nas quantidades certas: nem demasiado nem demasiado pouco. Como saber qual é a quantidade correta? Uma dieta normal deve aportar suficiente vitamina A, pelo que não é necessário tomar suplementos. Com efeito, um consumo excessivo pode ser prejudicial para o bebé. Lembre-se de que alguns tratamentos para a pele que contêm vitamina A estão proibidos para as mulheres grávidas. O que comer com toda a vitamina A de que você e o seu bebé precisam? O leite e os produtos lácteos, a manteiga, os ovos (sobretudo as gemas), as verduras e hortaliças de cores intensas como espinafres, alface, salsa, tomate ou cenouras, e as frutas de cor laranja e amarela (alperces, melão, manga, etc.).
Conselhos para grávidas
Por volta das 16 semanas de gravidez, aconselha-se que o casal de futuros pais se inscreva num curso pré-natal, para começar a preparar-se para o nascimento do bebé, sobretudo se é o primeiro (ou se há já muitos anos desde o último bebé). Nas aulas, irá aprender tudo sobre o parto, como aliviar a dor, a respiração e as técnicas de relaxamento. Podem incluir também uma visita a uma sala de partos, ginástica para grávidas e muitas outras coisas úteis. As aulas de preparação para o parto são a oportunidade ideal para conhecer outras mães ou casais. Quem melhor para partilhar a sua experiência?
Testemunhos das mamãs
Sónia, 28 anos, 4 meses de gravidez
Bom, tive de me render à evidência. Já não caibo na roupa. Logo, que melhor pretexto para ir às compras com as amigas? De qualquer forma, um aviso à navegação: quem me pode emprestar roupa de pré-mamã que esteja na moda?
Artigos relacionados