Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
15 semanas background

15 semanas de gravidez

 

Ainda que o seu bebé esteja instalado muito dentro de si, esta semana ele adquire o sentido do olfato. Leia mais sobre a décima quinta semana de gravidez.

Segunda, 24 de Julho de 2017

Desenvolvimento do feto

15 semanas

Já vai nas 15 semanas de gravidez! Esta semana, tudo está pronto para que o seu bebé desenvolva o sentido do olfato. O tórax começa a subir e baixar. São movimentos irregulares para já, mas significam que ele inala líquido amniótico. É através deste mecanismo que o sistema olfativo começa a cheirar o que o envolve, impulsionado pelas moléculas aromáticas presentes no líquido amniótico. Contudo, só no 7.º mês é que o seu bebé apreenderá verdadeiramente os odores, altura em que o sistema nervoso estará suficientemente maduro.

Mudanças no corpo

Esta é a sua 17.ª semana de amenorreia (ausência de período menstrual), o que significa que está na 15.ª de gravidez e que o bebé deverá nascer dentro de, aproximadamente, 24 semanas. Pode ser que se sinta maravilhosa, emocionada por estar grávida e cheia de energia. Ou, pelo contrário, pode sentir-se sobrecarregada, como se o corpo não fosse o seu. Sabe que mais? Ambas são totalmente normais. Insistimos: totalmente normais. Se não se sente bem e até um pouco triste, fale com o seu médico sobre isso. É mais comum do que imagina e o médico pode ajudá-la a sentir-se melhor.

15 semanas1

O que comer e o que não comer

Sente-se um pouco “presa”? Existem alimentos que podem ajudar a aliviar os problemas de obstipação. A obstipação é um problema comum durante a gravidez. Para remediar, é aconselhável beber muita água e consumir alimentos ricos em fibra, como frutas e verduras frescas, pães e cereais integrais (também os próprios cereais!), e ervilhas e feijões secos. No caso de persistência do problema, inclua uma pequena chávena de farelo no pequeno-almoço todos os dias. Se continua sem conseguir ir à casa de banho com normalidade, fale com o seu médico. Ele pode receitar alguns medicamentos para ajudar.

Conselhos para grávidas

Sexo durante a gravidez. Tem dúvidas quanto a este ponto? Não tem nada de se preocupar do ponto de vista médico, porque as relações sexuais não magoam nem traumatizam o bebé. Ele está muito bem protegido! É mais uma questão do seu desejo, já que algumas mulheres estão de tal forma preocupadas com a gravidez que não lhes apetece. Além disso, as mudanças hormonais podem afetar os órgãos sexuais femininos e alguns futuros pais podem ter dificuldades para se adaptarem à nova situação. Contudo, muitos casais vivem a gravidez como uma época sexualmente intensa. Não é necessário tomar medidas anticoncecionais (não pode voltar a ficar grávida!) e muitos homens consideram a sua mulher mais atraente do que nunca. As suas curvas estão mais acentuadas e os seus seios maiores do que o habitual, o que acaba, sem dúvida, por ser muito erótico e uma excelente razão para que se sinta especialmente atraente.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado