Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
 Importância das Papas Infantis na Diversificação Alimentar

Importância das Papas Infantis na Diversificação Alimentar

 

Os cereais pertencem a um dos grupos de alimentos mais importantes para uma alimentação saudável e equilibrada em qualquer idade. É por esta razão que as papas de cereais, enriquecidas com vitaminas e minerais, são consideradas um alimento completo para iniciar a diversificação alimentar, apresentando um sabor agradável e uma textura suave, sendo muito fáceis de digerir.

Sexta-feira, 1 de Abril de 2016

Os primeiros 1000 dias de vida

 

Nos primeiros 1000 dias de vida do bebé é fundamental proporcionar-lhe uma nutrição ótima, equilibrada e variada, que forneça os nutrientes necessários na quantidade e na proporção adequadas, em todas as etapas, assegurando assim um crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Devido à elevada taxa de crescimento e de desenvolvimento no 1º ano de idade, os bebés apresentam elevadas necessidades energéticas e nutricionais, chegando mesmo a ser 500% superiores às dos adultos. Contudo, os bebés têm pequenas barriguinhas, por outras palavras, apresentam uma capacidade gástrica reduzida para tão elevadas exigências nutricionais, especialmente em micronutrientes essenciais, como o Ferro.

A transição de uma alimentação exclusivamente láctea para uma alimentação diversificada é essencial para satisfazer as necessidades do bebé, num período de grande vulnerabilidade nutricional. Nesta etapa, o que necessitam os bebés? Os bebés necessitam de alimentos com uma elevada quantidade de nutrientes, em volumes ajustados, designando-se estes por alimentos de elevada densidade nutricional e energética.  

De uma forma geral, um dos primeiros alimentos a ser introduzido na alimentação dos bebés, é a papa de cereais, conjuntamente com o puré de legumes e a fruta.

 

Importância dos cereais na alimentação do bebé

Os cereais pertencem a um dos grupos de alimentos mais importantes para uma alimentação saudável e equilibrada em qualquer idade. São constituídos, principalmente por hidratos de carbono, nutriente base de uma alimentação equilibrada, proteínas de origem vegetal de excelente qualidade, vitaminas e minerais. 

 

Importância das Papas Infantis na Diversificação Alimentar 

Os cereais são, assim, uma excelente fonte de energia, contêm uma elevada quantidade dos diferentes nutrientes e promovem uma boa saciedade. É por esta razão que as papas de cereais são consideradas um alimento completo, com um sabor agradável e uma textura suave, sendo muito fáceis de digerir. Por se tratar de um alimento para bebés, é particularmente importante que as papas infantis sejam produzidas a partir de cereais naturais e em campos selecionados através de critérios rigorosos de qualidade e segurança. Cada refeição de papa concentra uma porção adequada de nutrientes e energia, ajustado ao pequeno estômago dos bebés.

As papas infantis enriquecidas com vitaminas e minerais apresentam uma elevada densidade nutricional, fornecendo os micronutrientes essenciais, nomeadamente o ferro, cálcio, zinco e a vitamina B3. Em conjunto com os outros alimentos complementares tradicionais, as papas de cereais garantem uma ótima nutrição, assegurando as necessidades energéticas e nutricionais, podendo ser oferecida ao bebé em diferentes momentos do dia.

 

As primeiras papas

As primeiras papas devem ser elaboradas à base de cereais sem glúten, como o arroz e o milho, de modo a prevenir a sua intolerância em bebés mais sensíveis.

Cada bebé reage de forma diferente à descoberta de novos sabores e texturas. Todas as mamãs querem apenas ter a certeza de que dão o melhor aos seus filhos.

De forma a acompanhar as necessidades nutricionais dos bebés nos primeiros 1000 dias de vida e a assegurar hábitos alimentares saudáveis em todas as etapas, é especialmente importante oferecer-lhes produtos nutricionalmente equilibrados e com elevados padrões de qualidade para que possam crescer de uma forma saudável.

 

Artigo revisto pela Nutricionista Sílvia Teixeira.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.