Gravidez
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

Como o seu bebé se desenvolve

A gravidez é um período emocionante, em que a mulher vive muitas alterações e tem imensas expectativas.

3min ler Jun 15, 2016

A gravidez é um período emocionante, em que a mulher vive muitas alterações e tem imensas expectativas. O seu bebé vai crescendo, mês após mês, preparando-se para ser acolhido neste mundo, e, dentro de aproximadamente 40 semanas, estará prontinho para a conhecer.

Essas 40 semanas dividem-se em períodos de 3 meses, chamados trimestres, sendo cada um repleto de marcos impressionantes de desenvolvimento.

 

1º trimestre

O primeiro trimestre é um período fantástico, em que o embrião cresce rapidamente, tornando-se num feto com todos os órgãos principais.

 

1º mês

A conceção ocorre geralmente a meio do seu ciclo menstrual. No entanto, lembre-se de que, ao calcular a data provável do parto, o seu médico irá somar 40 semanas à data de início da sua última menstruação. Desde o primeiro dia após a fecundação do óvulo, o seu pequeno zigoto (célula única que resulta da fusão do óvulo com o espermatozoide) divide-se e multiplica-se a um ritmo alucinante, viajando pela trompa de Falópio para chegar ao útero já na qualidade de embrião.

 

2º mês

Por esta altura, o seu bebé está no bom caminho para se tornar num incrível pequeno ser humano. Os seus principais órgãos começaram a formar-se. Já tem dedos das mãos e dos pés, e uns pequenos altos de cada lado da cabeça que se transformarão nas orelhas.

 

3º mês

O seu bebé chama-se agora feto e tem aproximadamente o tamanho de um bago de uva. Já possui todos os seus órgãos e começa a mexer-se.  Com estimulação, poderá apertar as pálpebras, abrir a boca e dobrar os dedos das mãos e dos pés. A função cerebral também já se inicia. A cabeça do seu bebé está a ficar cada vez mais arredondada, e o seu cérebro, nervos e músculos começam a funcionar.

 

2º trimestre

Os órgãos do seu bebé começam a desenvolver-se e a caminhar para a maturidade. Tem agora o tamanho de uma toranja e está coberto de uma substância branca e cremosa (o vérnix caseoso) que protege a sua pele da exposição ao líquido amniótico. Como muitas mulheres, durante este trimestre, poderá sentir muita energia, força e uma felicidade. Os enjoos matinais tendem a desaparecer e a sua gravidez começa a tornar-se visível aos olhos de todos.

 

3º trimestre

Ao chegar aos últimos 2 meses da gravidez, os cinco sentidos do bebé estão totalmente desenvolvidos. De facto, o seu bebé faz muitos progressos em termos de desenvolvimento cognitivo, social e físico.

 

Desenvolvimento físico

  • Faz movimentos de sucção coordenados.
  • Engole líquido amniótico, que pode apresentá-lo aos sabores da alimentação da mãe.

 

Desenvolvimento social

  • Ouve as conversas e distingue alguns sons do discurso.
  • Reconhece música que é tocada repetidamente.
  • Os gémeos podem interagir no útero.

 

Desenvolvimento cognitivo

  • Explora as suas próprias mãos e o seu rosto através do toque.
  • Responde aos sons com movimentos e com alteração do ritmo cardíaco.
  • A sua atividade cerebral também se altera em resposta aos sons.