8-10 meses
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

Brincar é aprender com as conversas de bebé

Sabia que? Brincadeiras imaginárias e ‘tempo de conversa’ são essenciais para o desenvolvimento saudável do seu bebé.

Set 28, 2022

Os sorrisos, risadinhas e expressões do seu bebé vão dizer-lhe quando ele se está a divertir com uma brincadeira. E vai adorar esses momentos, que reforçam ainda mais os laços que tem com ele. Mas para os bebés, brincar é muito mais do que uma forma de passar o tempo. Atrás de cada torre de cubos, cada papel que representa e cada palavra que ouve, as suas aptidões de vida estão a desenvolver-se depressa.

Pensamento criativo, aptidões motoras, capacidade de resolver problemas, tudo isto é aprendido através de brincadeiras. E também é a brincar que o seu bebé vai começar a aprender a entreter-se sozinho. Tornar as brincadeiras ativas na norma familiar, em vez de ter cada membro da família preso a um ecrã diferente, é uma maneira excelente de criar hábitos saudáveis que podem durar para toda a vida. Brincar também ajuda a promover um crescimento saudável.

 

Conversa de bebé
Uma das formas do seu bebé começar a aprender palavras é ouvindo os sons que faz quando fala com ele. O número de palavras que um bebé aprende a dizer está diretamente relacionado com a quantidade de tempo que os pais passam a falar com os seus pequenos. É por isso que é tão importante ter muito ‘tempo de conversa’, mesmo que a conversa pareça ser só num sentido! Pode experimentar fazer um relato em direto do que está a fazer (“A mamã está a preparar o teu jantarinho!”) ou descrever coisas que os dois consigam ver quando saem de casa (“Já viste aquele cão preto!”).

Se o seu bebé estiver a passar muito deste ‘tempo de conversa’ em frente a uma televisão, ele vai perder a oportunidade de escutar o que a mãe e os outros adultos da sua vida lhe estão a dizer. Os especialistas encontraram provas de que ver TV pode diminuir a velocidade a que o seu bebé aprende palavras novas.

 

Brincadeiras tradicionais
Um estudo recente analisou o impacto comparativo dos brinquedos eletrónicos e dos brinquedos tradicionais no desenvolvimento da linguagem dos bebés. Jogar com brinquedos tradicionais, combinado com a leitura de livros, obteve resultados superiores aos obtidos com brinquedos eletrónicos, na promoção de uma comunicação rica entre os pais e os seus bebés.