6-12 meses
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

SOS: horas de sono do bebé

O seu bebé tem dificuldade em acalmar? Continua a acordar muitas vezes à noite? Está acordado antes do sol nascer? Experimente estas ideias para ajudar o seu bebé a ter o as horas de sono que precisa para um crescimento saudável, e para trazer dias mais felizes para todos.

Socorro! O meu bebé demora muito tempo a adormecer à noite. Experimente… ir desacelerando gradualmente e seguir a mesma rotina todas as noites.

Ago 29, 2022

À medida que o seu bebé começa a ser mais ativo, e está mais ocupado fisicamente ao longo do dia, ele pode começar a precisar de um tempinho para desacelerar antes de ir para a cama. Mudar de atividades estimulantes para uma rotina sossegada e relaxante pode ser uma maneira de indicar ao seu bebé que já não falta muito para a hora de dormir. Veja as nossas 13 dicas para sonhos felizes para ideias sobre o que pode fazer antes de apagar as luzes.

Escolha as atividades relaxantes que ambos apreciam e tente fazê-las sempre na mesma ordem todas as noites, para que o seu bebé saiba sempre o que vem a seguir, e que no fim vai ser altura de ir dormir. Seguir uma rotina consistente antes de deitar está ligado a melhorias na qualidade do sono (deitar mais cedo, acordar menos à noite e dormir por mais tempo) em crianças pequenas.

 

Socorro! O meu bebé acorda a chorar à noite e eu não tenho a certeza do motivo. Experimente… fazer a si mesma estas perguntas para eliminar algumas das razões porque ele acorda. Lembre-se que não vai ser sempre por ter fome.

Razões de poucas horas de sono do bebé

Socorro! O meu bebé comeu há cerca de uma hora e adormeceu, mas agora está acordado de novo. Experimente… não o tirar imediatamente do berço. Espere um pouco para ver se ele se acalma sozinho.

Tente identificar o tipo de choro do seu bebé. Se ele precisa de mudar a fralda, trate disso, volte a colocá-lo no berço rapidamente e dê-lhe uma hipótese de acalmar para adormecer sozinho. Se conseguir, tente não brincar com ele ou acender as luzes. Mantenha a situação calma e, se tiver de falar, sussurre baixo para indicar que continua a ser hora de dormir. Seguir estes passos vai ajudar o seu bebé a voltar a adormecer, e a mamã a ter um pouco mais de descanso também. Seguir estas práticas quando o seu bebé ainda é pequeno pode ser a base para prevenir problemas de sono mais tarde. Se só estiver a começar agora, o seu bebé pode demorar algum tempo a aprender esta técnica, mas a longo prazo vai valer mesmo a pena, por isso, tenha paciência e não desista.

 

Socorro! O meu bebé só adormece enquanto está a comer ou ao meu colo. Experimente… colocar o bebé no berço quando estiver ensonado mas ainda desperto. Se o seu bebé apanhou o hábito de adormecer enquanto está a comer ou ao colo, ele pode vir a ter dificuldade em adormecer sozinho.

A persistência é o mais importante neste caso. Siga uma rotina de ir para a cama consistente e relaxante, e coloque-o no berço quando estiver cansado mas ainda não a dormir. Verifique se deu todos os passos e mudou a fralda, regulou a temperatura do quarto e o bebé não está a dar sinais de estar com fome. Saia do quarto sem fazer barulho e espere um momento para ver se ele adormece sozinho. Se ele estiver irritadiço, espere um pouco antes de ir ver se ele precisa de alguma coisa. Ao princípio, pode ter de fazer isto várias vezes, mas o resultado final é que, em breve, vão os dois começar a dormir melhor.

 

Socorro! Não sei quanto tempo é que o meu bebé deve dormir durante o dia. Experimente… deitá-lo para duas sestas mais ou menos à mesma hora, todos os dias.

Os bebés entre os seis e os oito meses de idade costumam dormir até 15 horas ao longo de um período de 24 horas. Em média, isto quer dizer duas sestas de até duas horas cada dia, e cerca de nove a 12 horas de sono sem interrupções cada noite. Se o seu bebé está a fazer menos de 12 horas de sono por cada 24 horas, veja o que pode acrescentar, ou alterar, na sua rotina para dormir. Os bebés têm tendência para gostar de previsibilidade, por isso, experimente deitá-lo para as sestas diárias no seu berço, sempre que for possível, com as luzes reduzidas.