0-4 meses
Artigo
Add this post to favorites

A crosta láctea

Se algumas semanas depois do parto, observar que aparecem umas descamações esbranquiçadas na cabeça do seu bebé, não se preocupe: é a crosta láctea dos bebés, muito habitual durante os primeiros meses de vida.

2min ler Jan 25, 2017

A crosta láctea dos bebés ou crosta do lactante é uma secreção seborreica que aparece porque a pele dos recém-nascidos é especialmente oleosa durante os primeiros meses de vida. As secreções sebáceas da pele do bebé não se regulam corretamente e, como consequência, formam-se umas crostas amareladas em zonas localizadas da cabeça. Para fazer desaparecer estas descamações é suficiente esfregar suavemente com um bocado de sabão sobre a superfície afetada durante o banho. 

Como eliminar a crosta do lactante?

Embora possam parecer descamações dolorosas, não se reocupe, na verdade não causam incómodo ao bebé. Na maioria dos casos, a crosta láctea desaparece por si só com o passar do tempo, sem a aplicação de um tratamento especial. No entanto, se o volume da crosta aumentar, é preciso realizar este simples cuidado para evitar que se estenda: aplique vaselina ou algum tipo de óleo sobre as zonas afetadas meia hora antes do banho para que amoleçam. Durante o banho, lave a cabeça do bebé com sabão e esfregue com suavidade, a seguir, aclare com água abundante. Para finalizar, antes de secar a zona, tire com uma escova de cerdas suaves as crostas amolecidas. Nunca deve raspar ou arrancar as crostas com as unhas para evitar pequenas feridas na pele do bebé que  poderão infetar com facilidade.