Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
11semanas

11 semanas de gravidez

 

Se pudesse perscrutar o seu interior, veria os pelos fininhos que estão a crescer sobre as sobrancelhas e o lábio superior do bebé. Não se preocupe se espera uma menina, é normal! Leia mais sobre a décima primeira semana de gravidez.

Quinta-feira, 11 de Maio de 2017

Desenvolvimento do feto

desenvolvimentodofeto_11
 

Da coroa ao cóccix, o seu bebé mede agora quatro cm de comprimento, ou seja, tem o tamanho de um tomate.  Esta será outra semana agitada dentro de si. Os primeiros pelitos do bebé começam a aparecer. As células nervosas continuam a multiplicar-se, ainda que, para já, não exista ligação entre elas no cérebro. Contudo, na espinal medula, os circuitos neuronais estão a começar a mexer-se e a funcionar à volta dos músculos. Isso significa que, em breve, o seu bebé terá movimentos reflexos dentro dele.

 

 

 

 

Mudanças no corpo

Com as mudanças do corpo, começa a ser difícil fechar os botões das calças e o sutiã começa a ficar demasiado pequeno... e ainda só tem 11 semanas de gravidez! Em média, uma futura mãe pesa aproximadamente mais um a dois kg até ao final do primeiro trimestre. Curiosamente, o bebé é responsável por muito pouco desse aumento: pesando cerca de 10 gr

amas, não passa de um peso pluma! A maior parte do peso deve-se à expansão do útero, à placenta e ao líquido amniótico.

 

desenvolvimentodocorpo_11

O que comer e o que não comer

Para evitar uma redução da própria massa óssea, é essencial que coma alimentos assegurando que tanto você como o bebé recebem cálcio suficiente. O que comer durante a gravidez que contenha cálcio? Há cálcio no leite e nos produtos lácteos, assim como em algumas águas ricas em cálcio. Está também presente na maioria dos vegetais de folha verde e nas sementes de sésamo. Deve tomar quatro porções de produtos lácteos por dia e água rica em cálcio para suprir as suas necessidades. O médico pode recomendar um complemento da sua ingestão de alimentos com cálcio, através de um suplemento dietético, apenas para garantir que ingere cálcio suficiente.

Conselhos para grávidas

Constatou que, ultimamente, rejeita alguns alimentos? É completamente normal! É comum durante a gravidez sentir um profundo asco por alguns tipos de alimentos, sobretudo aqueles com um forte odor, essencialmente durante o primeiro trimestre. Para evitar alimentos que não consegue comer, basta optar por um produto “semelhante”, ou seja, do mesmo grupo de alimentos. Por exemplo, se já nem consegue olhar para peixe (nem mesmo num quadro), coma frango, fiambre ou outra carne branca. Se não consegue comer verduras ricas em betacaroteno, compense através da ingestão de mais frutas ricas neste nutriente, como pêssegos e alperces.

 

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais