8-10 meses
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

O que sei sobre o sono do bebé?

Coloque os seus conhecimentos sobre o sono dos bebés à prova com este quiz rápido. Tome nota das respostas que dá, e veja quantas acertou no final. Complete o quiz para avançar para o próximo artigo.

1min ler Set 28, 2022
Tempo do sono do bebé

1. Complete a frase: Se o meu bebé dormir menos de __ horas por dia, o seu risco de ter problemas de saúde aumenta.

a) 5 horas

b) 7 horas

c) 10 horas

d) 12 horas

Problemas do sono do bebé

2. Complete a frase: Os problemas de sono ocorrem com __ dos bebés e crianças

a) 5-10%

b) 10-20%

c) 20-30%

d) 30-40%

Sono do bebé e dispositivos eletrónicos

3. Verdadeiro ou falso? Ter uma TV ou outro dispositivo eletrónico no quarto do seu bebé pode fazer com que ele durma menos.

a) Verdadeiro

b) Falso

Diferentes sonos do bebés

4. Quais das seguintes opções são possíveis benefícios do seu bebé ter uma rotina de sono consistente?

a) Menos choro

b) Menos problemas de sono (de dia e de noite)

c) Mais tempo de sono

d) Todas as respostas acima

Amamentação no sono do bebé

5. Verdadeiro ou falso? Com oito a dez meses de idade, os bebés que amamentam têm tendência para acordar mais frequentemente do que os alimentados com fórmula.

a) Verdadeiro

b) Falso

Veja as respostas corretas Parabéns por ter completado o quiz do sono! Veja as respostas corretas. Como é que lhe correu?

 

1. d) Dormir menos de 12 horas foi associado a um crescimento pouco saudável em bebés e crianças pequenas. Este mínimo de 12 horas representa a quantidade total de sono num período de 24 horas e pode ser dividido entre o sono noturno e as sestas ao longo do dia. O seu bebé precisa de dormir muito mais do que a mamã porque está a crescer e a desenvolver-se todos os dias. As crianças com problemas de sono tendem a desenvolver mais distúrbios comportamentais e défices de atenção.

 

2. c) Entre 20% e 30% dos bebés e crianças pequenas têm problemas de sono. Estes podem geralmente ser ultrapassados estabelecendo uma rotina de dormir regular e reconfortante. É melhor deitar o seu bebé sempre à mesma hora, todas as noites, e incluir algumas técnicas calmantes na sua rotina, como dar um banho morno, fazer uma massagem suave, cantar uma canção de embalar ou ler um livro relaxante.

 

3. a) Verdadeiro! Foi demonstrado que a exposição à TV (mesmo quando o seu bebé não está realmente a prestar atenção), tem um efeito negativo no sono dos bebés. E o efeito é pior quando a TV ou outros ecrãs estão no quarto deles. Torne a hora de ir para a cama num momento livre de ecrãs para ajudar o seu bebé a dormir por mais tempo.

 

4. d) Todas as respostas acima. Estudos recentes revelaram que os bebés desenvolvem menos problemas de sono quando os seus pais criam rotinas para dormir, tanto de dia como de noite. Estes bebés também dormem por períodos maiores e choram com menor frequência. E o que é mais, fazem menos visitas ao médico.

 

5. b) Falso! As pesquisas revelam que não importa se um bebé é alimentado a fórmula ou a leite materno: eles vão acordar mais ou menos o mesmo número de vezes cada noite. No entanto, o seu bebé acordar à noite não quer sempre dizer que ele esteja com fome, e não está relacionado com o tipo de leite que lhe dá ao longo do dia.

 

Some as respostas que acertou para saber o seu QI em sono de bebé

 

5 em 5
Tem conhecimentos impressionantes! Já sabe muito sobre a importância do sono para os bebés. Está a colocar todo esse conhecimento teórico em prática e a ajudar o seu bebé a dormir o que precisa para se desenvolver saudavelmente? Aceite um desafio: partilhe estes seis factos fascinantes com seis amigas ao longo dos próximos seis dias. E não se esqueça de as convidar para fazerem o quiz também!

 

3-4 em 5
Não está mal, mas tem muito por onde melhorar. Tome nota das respostas que errou e volta daqui a alguns dias para fazer o quiz de novo. Mais importante, certifique-se que anda a colocar a teoria em prática e a ajudar o seu bebé a dormir o que precisa para se desenvolver saudavelmente.

 

1-2 em 5
Ups! Tome nota das respostas que errou e tente fazer o quiz de novo. Pense na rotina de ir para a cama do seu bebé, nas quantidades de tempo que ele anda a dormir à noite e no que pode fazer para o ajudar a dormir o que precisa para se desenvolver saudavelmente.