12-24 meses
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

O seu bebé, um ser já crescido que come sozinho

3min ler Ago 19, 2016

Por esta altura, o seu filho já está a ganhar o jeito de comer sozinho. E refeições que deixam tudo num estado caótico já devem ser habituais para si! Alguns factos que são de esperar: Agora que o seu filho tem a mão e os dedos mais desenvolvidos, é provável que insista em querer comer sozinho, não aceitando a sua ajuda. Deixe-o fazer isso. É ótimo para o desenvolvimento das suas capacidades de se alimentar sozinho.

O seu pequeno também já poderá estar pronto para ter mais louça no momento da refeição. Está a fazer progressos a beber com o copo e, embora ainda não tenha dominado o uso da colher, é muito provável que se divirta a tentar. Se for esse o caso, provavelmente terá de ajudá-lo a encher a colher e a chegá-la à boca. Lembre-se de o incentivar e de o felicitar quando faz as coisas bem feitas.

 

Medidas que pode seguir para o ajudar nesta fase

Cada criança é única, pelo que não se preocupe se o seu filho ainda não dominou todas estas capacidades. Existem coisas que poderá fazer para o ajudar no seu desenvolvimento:

  • Ofereça-lhe duas colheres. Você segura uma enquanto ele segura outra. Mostre-lhe como a usar e observe-o a imitá-la. Ou, se ele tentar apanhar a sua colher, troque com a dele e deixe-o experimentar com a sua.
  • Privilegie alimentos facilmente manuseáveis. Dê ao seu filho alimentos cujo tamanho e textura são fáceis de agarrar com a colher. Para facilitar a aprendizagem dele, escolha alimentos especialmente concebidos para as crianças aprenderem a comer sozinhas.
  • Tenha sempre os utensílios corretos à mão. Dê ao seu filho utensílios com pegas grandes e textura suave, fáceis de segurar. Certifique-se também de que o garfo tem dentes adequados. Procure pratos com rebordo, porque este ajuda a apanhar a comida. Pratos com ventosa na parte inferior ajudam a mantê-los no lugar.
  • Evite usar colheres e garfos de plástico descartáveis - partem-se facilmente e podem ser perigosos. E também podem ter bordas afiadas que podem arranhar o seu filho.

 

A prática leva à perfeição

Quando o seu filho estiver a comer, seja paciente e deixe-o praticar as suas capacidades de se alimentar, em vez de correr logo a ajudar. Lembre-se de lhe dizer quando fez alguma coisa bem feita e de o encorajar.

 

Imitar é a melhor forma de elogiar

O seu filho quer ser igual a si - está sempre a observar todos os seus gestos. Dê um bom exemplo à mesa seguindo estes conselhos:

  • Deixe-o participar na conversa à mesa.
  • Coma uma grande variedade de alimentos saudáveis à frente dele.
  • Tenha boas maneiras à mesa, dizendo "por favor" e "obrigado", por exemplo. Não tarda, o seu filho irá seguir o seu exemplo.