Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Porque o bebé chora mal fica de noite?

Porque o bebé chora mal fica de noite?

 

No últimos tempos o meu bebé fica inconsolável todos os dias à mesma hora, ao fim do dia. Terá medo do escuro? Terá dores? É uma birra? Uma amiga disse-me que é "ansiedade do final do dia", o que é isto?

Quinta-feira, 19 de Maio de 2016

À noite, o bebé chora

 

 

Ao princípio não prestamos muita atenção mas, aos poucos, começa a instalar-se a preocupação… O mais frustrante é sentirmo-nos inúteis e incapazes quando temos à nossa frente um bebé inconsolável. Explicações e dicas para ajudar o seu bebé neste período de transição:

 

Porquê tanto desgosto?

O choro relacionado com a ansiedade de final de tarde é facilmente reconhecível e é muito diferente do choro relacionado com fome ou com dor. O bebé parece estar cheio de fúria e consegue chorar de dez minutos a uma hora, ou mais. Estes episódios acontecem sempre ao final do dia, mesmo antes de cair a noite.

Não se deve preocupar demasiado, já que estes episódios não são normalmente graves. Chorar desta maneira não significa que o bebé esteja a fazer uma birra. Mostra apenas que o bebé estava habituado a um ritmo específico na barriga da mãe e que o final da tarde era a altura em que estava mais acordado e mais irrequieto. O seu bebé está provavelmente a ter dificuldade em distinguir o dia da noite e chorar é uma maneira de se habituar ao novo ciclo de sono – vigília.

Alguns pediatras acreditam que estes episódios permitem aos bebés descarregar qualquer ansiedade e frustração acumulada durante o dia, libertando a tensão depois de um dia cheio de aventuras e emoções. Chorar é o único meio de comunicação disponível para o bebé.

Esta fase é temporária e deverá passar rapidamente.

 

Atitude adequada

Não há uma solução miraculosa adaptável a todos os bebés! Cada bebé é diferente e depende de si descobrir a melhor solução para o seu bebé. Uma coisa é certa, o seu bebé precisa de si, sendo desaconselhável deixá-lo chorar sozinho pensando que ele vai parar por si próprio. O seu bebé precisa de expressar-se desta forma de modo a poder adaptar-se, assim não tente fazê-lo parar de chorar a qualquer custo!Uma solução é pegar no seu bebé e e sussurrar-lhe calmamente. Alguns bebés também gostam de andar um pouco pela casa nos braços dos pais, de um banho ou de uma massagem. Faça uma destas coisas durante alguns minutos e, depois, ponha o bebé no berço. Se o seu bebé ainda está um pouco irrequieto, é natural pois muitos bebés começam a noite num estado irrequieto. Dentro de alguns momentos, vai adormecer…

No início, é tentador deixar o bebé adormecer nos seu braços. Contudo, após as primeiras semanas deve pôr o bebé no berço no quarto dele e quando ainda está acordado. O bebé vai adormecer por si, confortado com a chucha ou a mexer no brinquedo favorito…

Tente permanecer calma durante esta fase, pois o bebé pode sentir a tensão e isso só aumentará o sentimento de mal-estar. Seja paciente pois alguns bebés demoram mais tempo de que outros a ajustar-se à nova rotina, de umas poucas semanas a vários meses!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários