Gravidez
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

Doenças atópicas são hereditárias?

2min ler Jul 28, 2021

Sabia que...? 

Lá porque sofre com alergias, isso não quer dizer que o seu bebé tenha necessariamente de passar pelo mesmo.

Talvez esteja a contar que o bebé herde a cor dos seus olhos ou o seu tipo de cabelo, mas e herdar as suas alergias? Se tem eczema, febre dos fenos ou asma, há iniciativas que podem reduzir as probabilidades do seu bebé sofrer também.

Doenças atópicas são provocadas por uma reação alérgica que incluem condições comuns como eczema, asma, alergias alimentares, e outras alergias cujos sintomas incluam nariz com pingo. Se tem uma doença atópica, há maiores probabilidades de o seu bebé ter alergias, se comparado com um bebé nascido de uma mãe que não tenha doenças atópicas.

Mas a boa notícia é que transmitir as suas alergias pode não ser inevitável. Os investigadores descobriram que o seu bebé pode beneficiar se a mãe tomar suplementos probióticos específicos durante a gravidez, e se os providenciar ao seu bebé enquanto está a amamentar. Os estudos sugerem que alguns probióticos podem ser eficazes a reduzir os riscos do seu bebé desenvolver dermatite atópica ou eczema - as condições alérgicas mais comuns durante a infância. Os probióticos utilizados nestes testes são seguros para si e para o seu bebé. Não deixe de falar com o seu profissional de saúde para obter mais informação sobre o tipo e dose de probióticos mais indicados para trazer benefícios ao seu bebé.

Amamentar também pode ajudar a reduzir os riscos do seu pequeno desenvolver alguns tipos de alergias, porque a composição do leite materno ajuda o sistema imunitário do seu bebé a amadurecer.