6-12 meses
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

Faça com que cada dentada desempenhe um papel no desenvolvimento e crescimento saudável do bebé

A introdução de alimentos sólidos é um momento importante na vida do seu bebé!

4min ler Ago 19, 2016

Barriga pequena

A introdução de alimentos sólidos é um momento importante na vida do seu bebé! Como a sua barriga é tão pequena, continuando o leite materno a ser a sua principal fonte de alimentação, aos 6 meses, irá comer apenas pequenas quantidades. Mesmo essas pequenas dentadas desempenham um papel importante no seu desenvolvimento e crescimento saudáveis, pois ele precisa de um alto aporte nutricional, o seu estômago é tão pequeno que rapidamente fica cheio.

As necessidades dos bebés em termos nutricionais diferem das crianças  mais velhas e dos adultos

As necessidades dos bebés em termos nutricionais diferem das crianças mais velhas e dos adultos.
Se olharmos para o peso do seu bebé, em relação ao de uma criança ou de um adulto, verificamos que ele tem necessidades muito superiores em termos de nutrientes, particularmente em vitaminas e minerais. Por volta dos 6 meses, quando as reservas de ferro com que o seu bebé nasceu se começam a esgotar, ele irá precisar de um aporte de ferro em complemento ao leite materno. Os cereais infantis enriquecidos com ferro ou a carne, são muitas vezes recomendados para iniciar a diversificação alimentar, pelo facto de representarem uma boa fonte de ferro.

 

Leite materno + alimentos sólidos

À medida que o seu bebé vai aprendendo novos sabores e novas texturas, o leite materno continua a ser a principal fonte de satisfação das suas necessidades energéticas. Aos 6-8 meses, o leite materno continua a fornecer-lhe a maior parte das suas necessidades calóricas (cerca de 2/3). Aos 9-12 meses, quando já consome mais alimentos sólidos, o leite materno fornece cerca de metade das suas necessidades energéticas.

O seu bebé irá ingerir toda a quantidade de leite materno de que precisa, sendo que entre os 6 e os 12 meses, irá notar que o seu apetite por alimentos sólidos aumenta, à medida que a sua ingestão de leite materno diminui. Ofereça-lhe alimentos ricos em nutrientes de que o seu corpo precisa para crescer, especialmente alimentos ricos em nutrientes, tais como cereais infantis enriquecidos com ferro e carne, bem como frutas e legumes para lhe fornecer outros minerais e vitaminas. Lembre-se de respeitar os sinais de fome e de saciedade do seu filho, não o obrigando a comer quando ele mostra que já não tem fome. Em breve, virá outra refeição e o seu bebé poderá ter mais fome nesse momento.

 

A proteína desempenha um papel importante no crescimento e na saúde do seu bebé, mas não só

Por volta dos 6 meses, o seu bebé terá muito provavelmente atingido o dobro do seu peso à nascença. Por altura do seu primeiro aniversário, terá triplicado o seu peso à nascença e aumentado a sua altura em 50%. Este primeiro ano será o do crescimento mais rápido da vida dele. A proteína constitui um dos nutrientes essenciais para o seu bebé. A proteína, essencial para contribuir para o desenvolvimento cerebral e crescimento saudáveis, talvez seja um dos nutrientes mais importantes que o seu bebé consome.

A proteína também desempenha um papel importante para a saúde tanto do sistema digestivo como do sistema imunitário. Não há necessidade de se preocupar com o aporte de proteínas do seu bebé - o leite materno fornece a mistura certa de proteínas de alta qualidade nas quantidades necessárias para assegurar o crescimento do seu bebé. Por outro lado, novas investigações mostram que o teor de proteína do leite materno pode também ajudar o seu filho a ter um peso saudável.

Os alimentos sólidos são necessários

A introdução de alimentos sólidos não tem por objetivo de substituir o leite materno, apresentando-se mais como um complemento ao mesmo, razão pela qual os primeiros alimentos são muitas vezes designados alimentos complementares.

Por volta dos 6 meses, a introdução de alimentos sólidos ricos em nutrientes é importante pelas seguintes razões:

  • Fornecem ao seu bebé uma fonte de nutrientes de que ele precisa, em complemento ao leite materno.
  • Ensinam o bebé a comer com uma colher.
  • Apresentam novos sabores e texturas ao bebé, contribuindo para que este aprenda a aceitar esses novos alimentos nutritivos.
  • Adiar a introdução de alimentos sólidos pode aumentar o risco de eczema ou alergia alimentar
  • Pergunte ao seu médico qual a melhor altura para introduzir alimentos complementares alergénicos.

 

Faça com que cada dentada conte

Quando escolher alimentos para o seu bebé, lembre-se de que ele tem um estômago pequeno. Ele dispõe de muito pouco espaço para alimentos que não fornecem os nutrientes necessários. Se lhe oferecer bebidas ou alimentos adoçados, poderá encher a barriga com esses alimentos e não ter mais espaço para os alimentos ricos em nutrientes de que ele tanto precisa.

À medida que se for familiarizando com uma variedade de sabores e texturas, e que se for aproximando dos 12 meses de idade, ele irá comer mais alimentos sólidos. A sua dose diária deverá conter frutas, legumes, carne e cereais, em complemento do leite materno.