8-10 meses
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

Guia de jogos para o seu bebé de 8-10 meses

O tempo que passa a brincar com o seu bebé é precioso, e as brincadeiras que fazem juntos são divertidas para os dois. Mas são muito mais que momentos especiais que passam juntos. Também lhe dão uma oportunidade para ajudar o seu bebé a desenvolver as suas aptidões motoras, criativas e de resolução de problemas.

Set 28, 2022

Se o seu bebé ainda não começou a gatinhar, já não deve faltar muito. Habitualmente, os bebés começam a gatinhar entre os sete e os 10 meses. A sua capacidade de agarrar está a ficar mais desenvolvida e provavelmente já consegue passar objetos de uma mão para a outra. Em breve vai ser capaz de se amparar com os braços e pernas quando começa a cair na posição sentada. Tornar as brincadeiras imaginárias e criativas numa parte integrante do vosso dia juntos ajuda a melhorar as capacidades físicas e o desenvolvimento cerebral do seu bebé.

 

Cada criança é única e desenvolve-se ao seu próprio ritmo. Espere até o seu bebé lhe mostrar que já tem a força e as aptidões de desenvolvimento adequadas para os jogos que escolher.

 

Experimente estes cincos jogos de bebés:

Jogos de bebé na cozinha

1. O quê? Toca a cozinhar
Como? Deixe o seu pequeno chef brincar com colheres de madeira, tigelas de plástico e outros artigos sem arestas vivas da sua cozinha.
Porquê? O seu bebé adora explorar objetos novos, usando as duas mãos para os examinar bem. A sua aptidão de agarrar está a ficar mais desenvolvida, e ele gosta de pegar e brincar com objetos de tamanhos e formas diferentes. Além disso, nunca é cedo demais para apresentar os princípios da alimentação saudável ao seu bebé. À medida que ele cresce, pode acrescentar jogos de bebés como a representação, nos quais ‘cozinham’ as refeições juntos.

Jogos de bebé com tudo ao monte

2. O quê? Tudo ao monte
Como? Encoraje o seu bebé a empilhar cubos uns em cima dos outros para fazer uma torre. É provável que ele goste tanto de as derrubar como de as empilhar! Pode utilizar quaisquer objetos leves que possam ser empilhados—cubos de madeira, anéis de plástico, embalagens de iogurte vazias ou copos de plástico.
Porquê? Os jogos de empilhar ajudam a desenvolver as habilidades motoras finas e brutas do seu bebé, e melhoram a coordenação olho-mão. O seu bebé também vai aprender a relação entre causa e efeito quando deitar a torre abaixo!

Jogos de bebé com música para tocar

3. O quê? Abanar, sacudir e bater
Como? Ponha música a tocar e veja o seu bebé começar a balançar e mexer a acompanhar o ritmo. Incentive o seu bebé a sacudir ou bater de acordo com a batida—arroz seco numa garrafa dá umas excelentes maracas, e pode usar as colheres de pau e tigelas com que brincaram na cozinha como uma bateria. Qualquer objeto que faça barulho quando ele o sacudir ou bater é um instrumento!
Porquê? Dançar, mover e fazer sons musicais juntos é uma excelente forma de ser criativa com o seu bebé e de se divertirem os dois. Com esta idade, ele adora mover-se de um lado para o outro, saltitar para cima e para baixo e embalar para a frente e para trás. Os jogos musicais de bebés também podem ajudar a reforçar o desenvolvimento da fala do seu bebé, à medida que ele aprende a reconhecer e a reagir a mudanças no ritmo—uma aptidão que, se for aprendida cedo, pode ter efeitos duradouros.

Jogos de bebé com almofadas e mantas

4. O quê? Mundo de aventuras
Como? Quando o seu bebé já for capaz de gatinhar, use almofadas e mantas para fazer ‘colinas’ e túneis que ele possa usar para gatinhar por cima ou por baixo, ou contornar.
Porquê? Este jogo ajuda o seu bebé a praticar os seus movimentos de forma divertida. E também o vai ajudar a desenvolver equilíbrio, força e capacidade de resolver problemas.

Jogos de bebé a empurrar o sofá

5. O quê? Piloto automático
Como? Empurre um sofá contra a parede, de preferência numa sala com um chão ou tapete macio. Ajude o seu bebé a colocar-se de pé numa ponta do sofá e encoraje-o a chegar sozinho à outra ponta. Se ele parecer relutante a princípio, experimente segurar nele pelas mãos e encorajá-lo a dar alguns passos. Ou volte a tentar uma ou duas semanas depois.
Porquê? Assim que o seu bebé domina a arte de gatinhar, não demora muito até ele começar a pôr-se de pé sozinho e a caminhar apoiado na mobília ou na parede. Praticar esta habilidade vai ajudar a fortalecer os seus músculos e criar a confiança de que o seu bebé vai precisar um dia para aprender a andar.