0-6 meses
Programa Nutricional
Adicionar este post aos favoritos

Atividades para bebé no tummy time

O tummy time ajuda o seu bebé a desenvolver músculos e aptidões motoras através de várias brincadeiras divertidas. Conheça a nossa sugestão de atividades a desenvolver. 

Dez 28, 2021

O tummy time pode começar no momento que chega do hospital com o seu bebé, e é uma excelente atividade para o vosso dia. Estes momentos são essenciais para o bebé, desde a nascença, porque ajudam a fortalecer certos músculos (incluindo os do pescoço e dos ombros) e a praticar movimentos que são importantes para um desenvolvimento adequado. Não há regras rigorosas sobre quando o deve fazer, sempre que o seu bebé parecer feliz por estar a participar, é uma boa altura. E se ele resmungar ou não estiver a gostar, não há necessidade de o forçar. Ao princípio, o seu recém - nascido vai ter dificuldade em levantar a cabeça mesmo só um bocadinho, quando estiver de barriga para baixo. A hora da barriguinha - tummy time - é um trabalho difícil e cansativo! Alguns segundos de cada vez, várias vezes ao dia, será um excelente começo de exercícios para o bebé. Pode aumentar gradualmente o tempo que o seu bebé fica sobre a barriga, desde que ele se sinta feliz e confortável—e lembre-se sempre – nunca deixe o seu bebé sozinho quando estiver de barriguinha para baixo. 

  

Conheça algumas maneiras de tornar as atividades para o bebé e para si mais divertida: 

Uma imagem com pessoa

Descrição gerada automaticamente 

 

1. Barriguinha com barriguinha 

Deitada de costas no chão, ou em cima da cama, coloque o seu bebé de barriga em cima do seu estômago ou peito, segurando-o com firmeza, para um pouco de tummy time ternurento cara a cara. 

 

Uma imagem com pessoa, interior, novo, bebé

Descrição gerada automaticamente 

 

2. Olhos nos olhos 

Coloque o seu bebé no chão, no tapete de brincar ou sobre uma manta ou toalha limpas, e depois deite-se ao nível dele, para encorajar o contato visual. Se sentir que ele precisa de suporte adicional, coloque uma manta ou toalha enrolada debaixo do peito e braços do bebé. 

 

Uma imagem com interior, cama, pessoa, bebé

Descrição gerada automaticamente 

 

3. Barriguinha com colo 

Deite o bebé atravessado no seu colo, de barriga para baixo, mantendo sempre uma mão nas costas ou no rabinho dele para o manter estável. É excelente esta atividade para bebé no tummy time e um método prático de o acalmar ou fazer arrotar. 

 

Uma imagem com pessoa

Descrição gerada automaticamente 

 

4. Super bebé 

Celebre o mini herói que tem em casa! De pé, coloque uma mão debaixo do peito e barriga do seu bebé e a outra entre as suas perninhas. Segure-o de barriga para baixo junto ao seu corpo, apoiando a cabeça dele ao longo de toda a atividade com o bebé. 

 

Uma imagem com bebé, interior, pessoa

Descrição gerada automaticamente 

 

5. Muda tudo! 

Sempre que mudar a roupa ao seu bebé, tente colocá-lo de barriga para baixo um ou dois minutos, logo a seguir. (Nunca deixe o bebé sozinho em cima do trocador, obviamente). 

 

Quando o bebé tiver cerca de dois meses, aponte para um total de cerca de uma hora diária de tummy time dividido por períodos mais curtos ao longo do dia. Tome nota destas sete dicas de exercícios para o bebé. 

1. De costas para dormir 

Passar algum tempo sobre a barriga quando está acordado é importante para o seu bebé. No entanto, ele deve ser colocado sempre de costas para dormir. Esta posição diminui o risco da Síndroma de Morte Súbita Infantil (SMSI). Felizmente, o número de casos de SMSI tem caído nos últimos 30 anos, em todo o mundo. Coloque sempre o seu bebé de costas para dormir, para ajudar a prevenir a SMSI. 

2. Começar de pequenino 

Mesmo quando ele ainda é um recém-nascido frágil, a hora da barriguinha pode ajudar o seu bebé a fortalecer os músculos da cabeça, pescoço e ombros. Ele vai precisar de ter estes músculos forte para desenvolver certas aptidões motoras, como gatinhar. 

3. Escolha os seus momentos de exercícios para bebé 

É mais provável que o seu bebé aprecie o tummy time quando está mais alerto. Nos primeiros dias isso não vai acontecer muitas vezes, por isso, aproveite todas as oportunidades que tiver. A seguir a mudar a fralda ou quando o seu bebé acorda de uma sesta costumam ser as melhores alturas. Se ele está cansado, com fome ou desconfortável, não o pressione. Deixe-o fazer uma sesta, dê-lhe de comer se estiver com fome, ou cante enquanto o segura ao colo, e volte a tentar mais tarde. Arranje tempo todos os dias para a hora da barriguinha. 

4. Prepare-se para tudo 

Pode ser difícil de imaginar num bebé ainda tão pequeno, mas mais cedo ou mais tarde ele vai aprender a rebolar, gatinhar e sentar-se sozinho. Estudos indicam que os bebés que passam mais tempo virados sobre o estômago podem começar a rebolar, gatinhar e sentar mais depressa do que crianças que passam menos tempo de barriguinha para baixo. 

5. Reduza a pressão sobre a cabeça 

A hora do tummy time tem um papel importante na maneira como evolui a forma da cabeça do seu bebé. Passar demasiado tempo de costas pode fazer a parte de trás da cabeça ficar achatada. Passar períodos maiores de tempo todos os dias sobre a barriga vão ajudar a aliviar a pressão na parte de trás do seu crânio mole e flexível. 

6. Fique por perto 

Nunca deixe o seu bebé sozinho quando está de barriguinha para baixo. A boca ou nariz podem ficar tapados por acidente, o que o pode colocar em risco de sufocar. 

7. Dê-lhe apoio 

Quando o seu bebé nasce, tem muita dificuldade em controlar a cabeça e pode precisar de um pouco de ajuda para aprender esta habilidade. Coloque um cobertor enrolado, ou outro tipo de suporte adequado, debaixo do peito e axilas do seu bebé para o ajudar a levantar um bocadinho. Assim que o bebé for mais velho e forte, e se sentir mais confortável com o tummy time, coloque uma manta no chão e deite o bebé em cima, sobre o estômago, com os braços estendidos para a frente. Ou pode simplesmente segurar o bebé em cima do seu peito enquanto está reclinada no sofá ou numas almofadas, para reforçar o laço que os une e fazer a hora da barriguinha, tudo de uma vez!