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Exercício para bebé no tummy time

A hora da barriguinha pode começar pouco tempo depois de o seu bebé chegar a casa do hospital. Só não espere demasiado. Ao princípio, o seu recém nascido vai ter dificuldade em levantar a cabeça mesmo só um bocadinho, quando estiver de barriga para baixo. A hora da barriguinha - tummy time - é um trabalho difícil e cansativo! Alguns segundos de cada vez, várias vezes ao dia, será um excelente começo de exercícios para o bebé. Pode aumentar gradualmente o tempo que o seu bebé fica sobre a barriga, desde que ele se sinta feliz e confortável—e esteja sempre presente para o supervisionar.

Dez 28, 2021

Quando o bebé tiver cerca de dois meses, aponte para um total de cerca de uma hora diária, dividido por períodos mais curtos ao longo do dia. Tome nota destas sete dicas de exercícios para o bebé.

1. De costas para dormir

Passar algum tempo sobre a barriga quando está acordado é importante para o seu bebé. No entanto, ele deve ser colocado sempre de costas para dormir. Esta posição diminui o risco da Síndroma de Morte Súbita Infantil (SMSI). Felizmente, o número de casos de SMSI tem caído nos últimos 30 anos, em todo o mundo. Coloque sempre o seu bebé de costas para dormir, para ajudar a prevenir a SMSI.

2. Começar de pequenino

Mesmo quando ele ainda é um recém-nascido frágil, a hora da barriguinha pode ajudar o seu bebé a fortalecer os músculos da cabeça, pescoço e ombros. Ele vai precisar de ter estes músculos forte para desenvolver certas aptidões motoras, como gatinhar.

3. Escolha os seus momentos de exercícios para bebé

É mais provável que o seu bebé aprecie o tummy time quando está mais alerto. Nos primeiros dias isso não vai acontecer muitas vezes, por isso, aproveite todas as oportunidades que tiver. A seguir a mudar a fralda ou quando o seu bebé acorda de uma sesta costumam ser as melhores alturas. Se ele está cansado, com fome ou desconfortável, não o pressione. Deixe-o fazer uma sesta, dê-lhe de comer se estiver com fome, ou cante enquanto o segura ao colo, e volte a tentar mais tarde. Arranje tempo todos os dias para a hora da barriguinha.

4. Prepare-se para tudo

Pode ser difícil de imaginar num bebé ainda tão pequeno, mas mais cedo ou mais tarde ele vai aprender a rebolar, gatinhar e sentar-se sozinho. Estudos indicam que os bebés que passam mais tempo virados sobre o estômago podem começar a rebolar, gatinhar e sentar mais depressa do que crianças que passam menos tempo de barriguinha para baixo.

5. Reduza a pressão sobre a cabeça

A hora da barriguinha tem um papel importante na maneira como evolui a forma da cabeça do seu bebé. Passar demasiado tempo de costas pode fazer a parte de trás da cabeça ficar achatada. Passar períodos maiores de tempo todos os dias sobre a barriga vão ajudar a aliviar a pressão na parte de trás do seu crânio mole e flexível.

6. Fique por perto

Nunca deixe o seu bebé sozinho quando está de barriguinha para baixo. A boca ou nariz podem ficar tapados por acidente, o que o pode colocar em risco de sufocar.

7. Dê-lhe apoio

Quando o seu bebé nasce, tem muita dificuldade em controlar a cabeça e pode precisar de um pouco de ajuda para aprender esta habilidade. Coloque um cobertor enrolado, ou outro tipo de suporte adequado, debaixo do peito e axilas do seu bebé para o ajudar a levantar um bocadinho. Assim que o bebé for mais velho e forte, e se sentir mais confortável com o tummy time, coloque uma manta no chão e deite o bebé em cima, sobre o estômago, com os braços estendidos para a frente. Ou pode simplesmente segurar o bebé em cima do seu peito enquanto está reclinada no sofá ou numas almofadas, para reforçar o laço que os une e fazer a hora da barriguinha, tudo de uma vez!