Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
A higiene do meu bebé

A higiene do meu bebé

 

Nos primeiros dias, você pode não saber o que é melhor para a higiene do bebé. Não entre em pânico, siga o nosso conselho!

Segunda, 23 de Maio de 2016

Para a saúde e conforto do seu bebé é importante dar-lhe banho todos os dias e manter limpos os seus objetos favoritos. Mas, não exagere! Para que haja um reforço das defesas naturais, o seu bebé necessita de ser confrontado com algumas bactérias, micróbios e outros germes. Aqui fica um apanhado geral de como gerir a higiene diária do bebé

Higiene do bebé de A a Z

A hora do banho é um momento especial para  partilhar com o seu bebé. Deve estar bem organizada, com tudo o que precisa bem próximo, para poder desfrutar deste momento especial!

 

Aqui fica uma lista dos produtos essenciais:

  • Gel de limpeza livre de sabão e próprio para a pele delicada do bebé;
  • Champô suave para o cabelo fininho do bebé;
  • Leite de limpeza para a pequena carinha;
  • Pomada ou creme para o pequeno rabinho;
  • Soro fisiológico;
  • Algodão;
  • Toalhetes. 

Check-list

Hora do banho. Os bebés adoram a hora do banho! Para segurança, nunca devem ser deixados – mesmo que por apenas uns momentos – sozinhos. Certifique-se que o bebé não sente frio. A temperatura da casa-de-banho deve estar entre os 20 e os 24 °C, e a da água do banho entre 37 e 38 °C.

Mudar a fralda. Aqui, a palavra de ordem é organização! Pode colocar tudo o que será necessário perto do muda-fraldas: fraldas, toalhetes, leite de limpeza, roupa limpa, caixote de lixo. Certifique-se que seca convenientemente a pele do rabiosque, com cuidado especial com as pregas da pele, antes de colocar a fralda limpa.

A cara. Uma compressa de algodão com um pouco de leite de limpeza ou com um pouco de água é suficiente. Pode acabar com um creme hidratante apropriado para bebé, protegendo assim a sua delicada pele.

Os olhos. Molhe uma compressa com soro fisiológico e passe-a suavemente sobre os olhos do bebé, do canto interior para o canto exterior.

Os ouvidos. Aqui, deve ser extremamente cuidadosa, não devendo usar cotonetes e sim um pedaço de algodão para limpar a aba da orelha, bem como atrás das orelhas.

O nariz. Uma operação delicada! Enrole um pedaço de algodão e humedeça-o com soro fisiológico, introduzindo-o nas narinas para as limpar. Também pode usar um aspirador nasal próprio para bebé.

A unhas. As unhas devem ser cortadas regularmente, devendo corta-las arredondadas e não demasiado curtas.

O cordão umbilical. Limpe o cordão umbilical duas a três vezes por dia com uma compressa humedecida com desinfectante, até que caia (por volta das duas semanas).

Bebés rapazes – Retrair o prepúcio. Isto envolve puxar o prepúcio para trás e limpar a glande, sendo atualmente desaconselhado por vários pediatras. Sabemos agora que esta prática não previne a fimose (dificuldade de retracção do prepúcio e eventual infecção). Higiene normal é suficiente.

 

Outras regras de higiene

Brinquedos de peluche, e brinquedos favoritos ("o amigo inseparável") também têm de ser limpos regularmente. Os brinquedos mais resistentes podem ir à máquina, mas lavagem à mão é mais aconselhada para brinquedos mais frágeis.

Roupinhas do bebé e roupas interiores devem ser lavadas todos os dias, apesar de uma nódoa de sopa de cenoura não ser dramática! Deve lavar os babetes, toalhas e roupa da cama a 60 °C. Prefira um detergente em pó suave que não irrite a pele do bebé.

O quarto do bebé também deve ser limpo diariamente. Deve arejar o quarto durante 10 minutos diariamente. Varra ou aspire regularmente e use produtos de limpeza naturais.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.