Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
conselhos para viagem tranquila de carro, comboio ou avião

Conselhos para viagem tranquila de carro, comboio ou avião

 

Como posso mudar a fralda do meu bebé e dar-lhe o jantar no avião, ou evitar o enjoo no carro, ou prevenir episódios de choro no comboio?

Terça, 24 de Maio de 2016

Viajar com o bebé

 

É reconhecido que viajar ajuda os jovens a desenvolverem-se e esta é a razão porque você quer que o seu bebé descubra outros locais. Uma visita perto de casa, um fim-de-semana com amigos na outra ponta do país ou férias no estrangeiro, as viagens com o seu bebé podem transformar-se rapidamente numa experiência agressiva. As nossa recomendações para umas férias livres de problemas.

 

Escolher o meio de transporte adequado

Cada meio de transporte tem vantagens e desvantagens e você deve tê-las em conta quando está a escolher o meio mais adequado para levar o bebé.

  • Uma viagem de carro permite total liberdade enquanto estiverem a viajar e você pode fazer os intervalos que quiser. Contudo, se a viagem for longa, você pode ficar cansada e irritada, bem como o bebé o pode ficar.
  • Viajar de comboio dá-lhe uma oportunidade para descansar… a menos que o seu bebé comece a chorar e você tenha de alternar com o pai para o passear pelo comboio para evitar incomodar os outros passageiros.
  • Viajar de avião poupa tempo mas as esperas no aeroporto e as condições da viagem (tente mudar uma fralda na casa-de-banho do avião!) nem sempre são ideais para os mais pequeninos.

Também vai precisar de ter em conta o número de quilómetros que tem de percorrer. Se a viagem for de 300 a 500 km é melhor ir de comboio, pois será menos cansativo para si e para o bebé!

Também deve considerar as condições atmosféricas. É mais sensato não ir de carro no inverno ou durante uma vaga de calor.

 

Dicas para antes e durante a viagem

Para viajar com um bebé não deve fazê-lo sem preparação. Independentemente do seu meio de transporte, vai necessitar de pensar antecipadamente num número de coisas.

Viajar de carro. Para que a viagem decorra sem sobressaltos, deve viajar de noite ou partir imeadiatamente após uma refeição. Assim, o seu bebé vai adormecer tranquilamente na cadeirinha de bebé. No verão não se esqueça dos protetores solares para os vidros e evite viajar nas horas de maior calor, sobretudo se não tem ar condicionado no carro! Não se esqueça do brinquedo favorito do bebé e de levar água. Faça paragens regulares, a cada duas horas, para apanhar ar fresco e esticar as pernas.

Viajar de comboio. É o meio de transporte mais tranquilo, desde que o bebé não desate aos gritos! Leve uma seleção de brinquedos para que o bebé não se aborreça e prepare-se para passear com ele pelo corredor para o acalmar. Vista o seu bebé de uma maneira prática que lhe permita mudá-lo facilmente, uma vez que as casas-de-banho dos comboios não costumam ser muito práticas para este tipo de atividades. Quase de certeza, será possível pedir que lhe aqueçam a refeição do bebé se for necessário.

Viajar de avião. Em teoria, um bebé pode viajar de avião a partir das três semanas, mas pode pedir conselho ao pediatra para ter a certeza. Se o seu bebé tem problemas de ouvidos, nariz ou garganta provavelmente vão aconselhar-lhe evitar voar.

Quando marcar a viagem assegure-se de que avisa que vai viajar com um bebé, de modo a darem-lhe um lugar mais espaçoso.

Quando chegar o momento da descolagem, ponha o bebé a chuchar o brinquedo ou um biberão para promover a equalização da pressão nos ouvidos. Deve também assegurar-se que o seu bebé bebe líquidos suficientes durante o voo.

E não se esqueça das vacinas, sobretudo se for para regiões tropicais!

 

Objetos essenciais para viajar

Certifique-se, antes de partir, de que não falta nada!

  • Um biberão e uma grande garrafa de água: para poder dar de beber ao bebé regularmente;
  • Comida em formato de viagem: pequenos boiões fáceis de abrir e/ou aquecer. Não se esqueça das colheres;
  • Fraldas, claro;
  • Toalhetes, muito úteis para pequenos acidentes ou para mudar a fralda ao bebé na casa-de-banho das estações de serviço, do avião ou do comboio;
  • Uma muda de roupa;
  • ​Um casaco extra para o seu bebé não apanhar uma constipação por causa do ar condicionado;
  • CDs de música para bebé para os distrair no carro;
  • Um pequeno kit de primeiros socorros com tudo o que possa precisar. Peça conselho ao farmacêutico;
  • … e uma boa disposição para uma viagem sem traumas.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.