Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
18 semanas_background

18 semanas de gravidez

 

Já vai nas 18 semanas de gravidez e uma grande quantidade de desenvolvimentos importantes ocorrem esta semana, desde a multiplicação das células nervosas até à formação das impressões digitais. Leia mais sobre esta semana.

Terça, 25 de Julho de 2017

Desenvolvimento do feto

17semanas

Parece incrível mas, na décima oitava semana de gravidez, o seu bebé já tem entre 12 e 14 mil milhões de terminações de células nervosas. Ou seja, são muitas. O coração é agora suficientemente grande, pelo que já consegue ouvir os seus batimentos com um simples estetoscópio sobre o estômago. Os músculos também se tornam mais fortes e os seus movimentos mais vigorosos, o que faz com que seja provável que sinta o seu bebé a dançar (e, se ainda não, em breve o sentirá). Tudo depende do carácter do bebé. As mãos estão igualmente a desenvolver-se: aparecem as unhas diminutas e as impressões digitais começam a formar-se.

Mudanças no corpo

É uma sensação única acariciar a barriga e saber que há um bebé a crescer lá dentro. E quando se imagina a interagir com esse pequeno ser (como vai sorrir, o aspeto que terá) é incrível, certo? Talvez já saiba o sexo do bebé, ou talvez prefira esperar para saber no momento do nascimento. De qualquer forma, está quase na altura da segunda ecografia. Desta vez, o médico poderá verificar se o seu filho está a desenvolver-se de forma saudável e, além disso, distinguir se é um menino ou uma menina. Não se sinta desanimada se deseja saber o sexo mas ainda não se consegue. É necessário que o bebé esteja numa posição correta. Caso contrário, nem sequer o ginecologista mais experiente conseguirá perceber.

18semanas(1)

O que comer e o que não comer

Infelizmente, a gravidez causa mudanças no corpo e pode interferir com os movimentos intestinais normais. Insistimos: uma dieta rica em fibra pode ajudar. As verduras frescas ou cozidas, as frutas e uma grande quantidade de grãos integrais podem fazer maravilhas. Contudo, tenha cuidado com o farelo ou com o pão integral se não estiver acostumada a comê-los porque, em excesso, podem irritar os intestinos. Beba líquido suficiente (dois litros por dia) para se hidratar e facilitar o trânsito intestinal. Comece o dia com um copo de água ou de sumo de laranja ou toranja acabado de fazer, com a polpa. Deixe as passas de molho durante a noite para que amoleçam e desfrute-as ao pequeno almoço com iogurte. São laxantes naturais e seguros que não irritam e podem ajudá-la a acelerar o trânsito intestinal. Se, apesar destes pequenos conselhos, não sentir melhorias, consulte o seu médico. Mais importante ainda, não tome laxantes sem receita.

Conselhos para grávidas

Disseram-lhe que deve consumir uma grande quantidade de alimentos ricos em cálcio para fortalecer os seus ossos e os do bebé. Mas o que fazer no caso de intolerância à lactose? Apenas tem de ser mais criativa para satisfazer as suas necessidades. Uma grande quantidade de pessoas com intolerância à lactose pode continuar a comer queijo ou iogurte (a lactose é eliminada em grande medida durante o fabrico, metabolizada pelas bactérias “boas” lácticas da fermentação). Pode também beber leite com baixo teor em lactose. Além dos produtos lácteos, as verduras de cores escuras e de folha (incluindo as “verduras do mar”, as algas) e os feijões secos são também uma grande fonte de cálcio. Lembre-se de que pode falar com o seu médico sobre o que comer durante a gravidez.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado