Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
28semanas

28 semanas de gravidez

 

O seu pequenito mede cerca de 38 cm desde a coroa até aos dedos dos pés e já pesa cerca de 1,2 kg, um terço do que pesará ao nascer. Os pezinhos medem aproximadamente 5,5 cm. Sim, são minúsculos! Leia mais sobre a vigésima oitava semana de gravidez.

Terça, 25 de Julho de 2017

Desenvolvimento do feto

27semanas

Às 28 semanas de gravidez, o bebé já está cada vez mais preparado para respirar o ar do exterior. A pele começa a parecer menos enrugada porque, por debaixo dela, iniciou-se a acumulação de gordura. Contudo, por agora, tem os pulmões e os alvéolos cheios de líquido amniótico, o qual desaparecerá rapidamente quando nascer. Já possui capacidade para autorregular a temperatura corporal, que lhe permitirá adaptar-se à temperatura externa quando finalmente abandonar o seu cómodo lar dentro de si.

Mudanças no corpo

Por vezes nota uma tensão nas costas ou que fica com a barriga dura? Podem ser as contrações de Braxton Hicks. Não se preocupe. Só quer dizer que o seu útero está a praticar para o parto. Se as contrações de Braxton Hicks não deixarem de aumentar, isso pode significar que se está a esforçar demasiado! Certifique-se de que não carrega peso e que faz pausas frequentes ao longo do dia. Se as contrações não cessarem ou continuarem cada vez mais fortes, consulte o seu médico (mesmo que seja só para ficar tranquila).

27semanas

O que comer e o que não comer

A cada refeição que faz, está a preparar o bebé para quando este provar os alimentos. Através do líquido amniótico chegam até ele as moléculas aromáticas da comida, juntamente com as hormonas do prazer (sim, existem hormonas do prazer no seu menu!). Depois do parto, recordará esses sabores e, se continuar a manter uma dieta variada durante o aleitamento, eles darão sabor ao seu leite. Estes momentos que partilha com o bebé irão ajudar a que ambos se prepararem para a relação que irão ter quando ele vier ao mundo.

Conselhos para grávidas

São muitas as mulheres que se preocupam com a possibilidade de os bebés nascerem antes do previsto, mas a maioria nasce na altura certa. Uma boa noticia: se o seu bebé quiser nascer agora, provavelmente conseguirá respirar sozinho. Os pulmões continuariam a evoluir mais e mais, desenvolveriam os vasos sanguíneos, e os brônquios começariam a diversificar-se. O mais importante é que não se sinta com stress, nem por isto nem por nada mais!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado