Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
6semanas

6 semanas de gravidez

 

Agora, o crescimento do seu bebé corre sobre rodas. São tantas as coisas emocionantes que estão a desenvolver-se nessa coisinha tão pequena! Leia mais sobre esta semana.

Terça, 9 de Maio de 2017

Desenvolvimento do feto

desenvolvimentodofeto_6

Sabe que mais? Está grávida de seis semanas e o bebé já tem pele! E, surpreendentemente, todos os demais órgãos, mesmo que pequenos, já estão no seu lugar. Os nervos óticos já se desenvolveram e a cabeça está bem formada, embora seja maior do que o resto do corpo. Esta semana, o coração e o fígado já ocupam muito espaço na sua barriga. Outra novidade: a coluna vertebral já se formou. Os braços e as pernas alargam-se e a pequena “caudinha” desaparecerá em breve. Nas duas próximas semanas, as palmas das mãos e a membrana terão espaço suficiente para formar dedos das mãos e dos pés bem separados. Que semana agitada!

 

Mudanças no corpo

desenvolvimentodocorpo_6

Tudo vai de vento em popa. O seu bebé irá nascer dentro de 33 semanas. Nesta altura, muitas mulheres têm de diminuir o ritmo. É possível que comece a preocupar-se com alguns dos efeitos adversos menos agradáveis da gravidez. Entre eles, por exemplo, as famosas náuseas, os problemas de insónias e as mudanças de humor. É um pequeno consolo saber que estes sintomas são bons. Aparecem devido à mudança hormonal, são perfeitamente normais e indicativos de uma gravidez saudável. Ainda assim, nesta altura, não exija demasiado de si! Não deve encarar o facto de estar grávida como uma doença, embora o seu corpo não seja o mesmo de sempre. Na melhor das hipóteses, de vez em quando, talvez seja aconselhável optar por algum descanso extra na rotina diária e no trabalho.

 

O que comer e o que não comer

Caso se sinta muito cansada e tenha dúvidas quanto ao que comer durante a gravidez às seis semanas, pode ajustar a dieta para prevenir a fadiga. Por exemplo, hidratos de carbono complexos (alimentos com amido, como pão, massa, batatas, arroz, cereais e legumes) irão ajudar a manter o equilíbrio do nível de energia ao longo do dia. E não se esqueça de incluir algumas frutas e hortaliças (uma grande fonte de vitaminas), cereais integrais, gérmen de trigo e nozes, para um aporte de magnésio, que ajuda a absorver o zinco e a vitamina B6, crucial para o funcionamento do sistema nervoso central. Evite os sumos não pasteurizados e os produtos lácteos e certifique-se de que todas as frutas e hortaliças estão bem lavadas e sem terra.

 

Conselhos para grávidas

Não sabe se pode continuar a correr durante a gravidez? Se costuma correr, é bom que continue a fazê-lo, sempre que se sinta bem. Como é evidente, fale com o médico antes de mais. Ninguém a conhece melhor! Se ele dá o seu aval, seguem-se algumas recomendações que pode seguir enquanto está grávida. Limite o exercício a 4-5 km por corrida. Mantenha-se em sintonia com o seu corpo. Deixe de correr se não ganhar peso suficiente, se sentir náuseas enquanto corre ou se apresenta sinais claros de enfraquecimento. No último trimestre, a característica é um ritmo rápido. Facilitar as coisas é uma boa regra durante a gravidez.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais