Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
8 semanas

8 semanas de gravidez

 

O seu pequenote, que agora já está sentado, mede cerca de 15 mm, o tamanho de uma uva. Isto é, desde o cóccix até à coroa. Leia mais sobre a oitava semana de gravidez.

Quinta-feira, 11 de Maio de 2017

Desenvolvimento do feto

desenvolvimentodofeto_8

O seu bebé está a adquirir uma forma mais humana! Já tem os dedos totalmente formados e é capaz de tocar o polegar com o indicador. Os intestinos ainda estão a crescer. No momento do parto, medirão três metros, algo impressionante para alguém tão pequeno. O aparelho geniturinário segue também o mesmo processo. Quanto ao sexo do bebé, apesar de já estar geneticamente definido, ainda não é visível. No final da oitava semana, o coração e o sistema vascular já estarão no lugar. Quando fizer a próxima ecografia, têm de se ouvir os batimentos do coração e superarão o impressionante ritmo de 80 batimentos por minuto!

 

Mudanças no corpo

É por volta da 8.ª semana que vai começar a notar mudanças no corpo. Algumas mulheres perdem um pouco de peso, enquanto outras começam já a ganhá-lo. Muitas vezes, a gravidez torna-se surpreendentemente visível. Pese-se na balança e poderá reparar como as gramas desaparecem, apesar de vir um bebé a caminho. Não se preocupe se, nas primeiras semanas de gestação, perder peso em vez de ganhá-lo. A culpa é das mudanças hormonais, juntamente com a falta de apetite ou as náuseas. De qualquer forma, as variações de peso dependem muito de mulher para mulher.

desenvolvimentodocorpo_8

O que comer e o que não comer

Está na altura de beber! Durante a gravidez, a mulher elimina muita água. Ora, a água é um componente essencial do sangue, cujo volume aumentou significativamente desde o início da gravidez, para assegurar que o bebé recebe os nutrientes necessários. Por este motivo, é fundamental evitar a desidratação e, ao mesmo tempo, manter este maior volume sanguíneo. Beba pelo menos um litro e meio de água por dia e até mais se fizer calor. Evite as bebidas açucaradas e os refrescos com cafeína, para limitar a passagem de substâncias excitantes para o bebé.

 

Conselhos para grávidas

“Estou com 8 semanas de gravidez e engordei cinco quilos. O que me está a acontecer?” Muito se tem passado com o seu corpo, mas é bom saber que o aumento de peso varia de forma natural entre as grávidas. Dito isto, se aumentar de peso de forma muito rápida, deve consultar o seu médico porque não é normal uma progressão tão veloz. Se antes da gravidez se encontrava abaixo do peso ideal, provavelmente não tem de se preocupar. Mas se o seu peso antes da gravidez era normal ou se sofria de excesso de peso, pode ser que o médico queira controlar a sua dieta.

 


Testemunhos das mamãs

 

Sónia, 28 anos, 2 meses de gravidez

A euforia deu lugar a enjoos matinais. Além disso, os meus jeans preferidos começam a estar-me apertados. Que raiva! É normal: agora, o bebé tem o tamanho do meu dedo mindinho

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais