Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
20semanas_background

20 semanas de gravidez

 

Nesta semana ocorrem tantas coisas no seu corpo que é possível que desejar uma pequena sesta depois de ler tudo! Leia mais sobre esta semana.

Terça, 25 de Julho de 2017

Desenvolvimento do feto

20semanas

O seu bebé está a crescer de forma cada vez mais rápida, especialmente o desenvolvimento do cérebro, bastante acelerado nesta altura. O corpo cresceu muito, pelo que a cabeça já não parece tão grande. Se for uma menina, os ovários estão equipados com suficientes células primitivas para produzir seis milhões de óvulos. Contudo, a partir desta etapa de desenvolvimento, o número começa a reduzir, correspondendo aproximadamente a um milhão no momento do nascimento. O pâncreas começa a produzir insulina, uma hormona que regulará os níveis de açúcar no sangue durante toda a vida e que permite ao corpo usar o açúcar e a gordura para o crescimento, que se está a acelerar agora, e armazená-los por via subcutânea para o nascimento. É engenhoso, não acha?

Mudanças no corpo

Já sentiu o seu bebé a mexer-se? É um momento maravilhoso! Para desfrutá-lo ao máximo, deite-se ou sente-se e descontraia-se. Desse modo poderá sentir mais claramente a sacudidela. Quando se mexe, está na realidade a embalar o seu bebé para que este durma e continue a dormir até 20 horas por dia. A maioria dos bebés tem a sua fase mais ativa entre as oito da tarde e as 11 da noite. Precisa de um pouco de paciência para poder detetar corretamente os movimentos. Ao início, é provável que não sinta nada a não ser um tremor ou uma sacudidela suave. Os pequenos pontapés só são evidentes a partir da semana 25 e, todavia, faltam várias semanas para que outras pessoas também possam sentir esse grande momento.

20semanas1

O que comer e o que não comer

O mais provável é que lhe tenham falado da importância do flúor para os dentes, tanto os seus como os do bebé. Alguns estudos constataram uma redução de 35% nas cáries das crianças de seis anos cujas mães beberam água fluorada durante a gravidez. Alguns países, como a Suíça, optaram por pôr flúor na água da torneira para prevenir as cáries. Como tal, a ingestão de flúor durante a gravidez pode proteger os dentes do seu filho (os dentes permanentes começam a mineralizar-se praticamente depois do nascimento). As boas notícias são que, com os hábitos alimentares atuais, é raro faltar flúor. Tal deve-se ao facto de bebermos água mineral e comermos muito peixe e vegetais verdes, como alface e espinafres. Algumas frutas também contêm flúor, especialmente as maçãs.

Conselhos para grávidas

Os gatos têm má fama relativamente às mulheres grávidas. O seu gato pode transmitir uma doença potencialmente perigosa (a toxoplasmose) ao bebé? Ainda que não seja necessário enviar o animal de estimação para longe até o bebé nascer, deve tomar determinadas precauções, sobretudo se o seu gato for jovem. As fezes dos gatinhos podem transmitir a toxoplasmose. É muito comum e a maioria das mulheres desenvolvem-na sem se dar conta. Trata-se de uma doença muito perigosa para o feto, até mortal. Um conselho para as grávidas que evita o risco: não proceda à manutenção da areia do gato e lave as mãos habitualmente depois de tocar nele.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais