Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
22semanas_background

22 semanas de gravidez

 

Se pudesse olhar para dentro de si, veria o seu bebé a chupar o dedo, na medida em que ele já aperfeiçoou o reflexo de sucção. É a maneira natural de amamentar desde o nascimento. Leia mais sobre a vigésima segunda semana de gravidez.

Terça, 25 de Julho de 2017

Desenvolvimento do feto

20semanas

A cor dos olhos do bebé é decidida por volta da 22.ª semana de gravidez: a íris começa a adquirir pigmento ainda que os olhos permaneçam fechados. Contudo, só saberá a cor dos olhos algumas semanas depois do nascimento. Muitos bebés parecem ter olhos azuis ao nascer mas a cor verdadeira só se revela umas semanas mais tarde. A pele do bebé parece bastante enrugada, embora tenha engrossado e seja menos transparente do que antes. Está coberta por uma camada protetora de gordura, o vernix, que segrega as glândulas sebáceas. Não se preocupe, irá desaparecer!

Mudanças no corpo

Irá notar mudanças no corpo, sobretudo na barriga, que está cada vez maior. À medida que o bebé aumenta de peso, as suas costas terão de suportar mais esforço. É importante sentar-se e estar de pé o mais direita possível. Pode praticar levando um livro sobre a cabeça em equilíbrio. Não deixe que a bacia se incline para a frente quando anda ou está de pé. Pode colocar uma pequena almofada atrás das costas para ajudá-la a estar erguida se estiver sentada durante muito tempo. Cuide da sua postura: as costas irão agradecer-lhe mais tarde.

20semanas1

O que comer e o que não comer

Não omita os amidos das refeições. Ao contrário da crença popular, não engordam. Estes hidratos de carbono de combustão lenta permitirão que se sinta saciada por mais tempo e ignorar alguns dos seus desejos mais açucarados. Além disso, proporcionam-lhe energia, essencial para si e para o seu bebé em crescimento. Se lhe aconselharam a controlar o peso, deve prestar atenção às quantidades, assim como à forma de cozinhar. Certifique-se de que as refeições não têm excesso de gorduras ou molhos com manteiga. Os alimentos com amido são as batatas, o pão, a massa, o arroz, a quinoa e a sêmola, assim como os legumes (feijões, lentilhas, etc.), e a maioria está disponível em versão integral, a qual é preferível.

Conselhos para grávidas

São muitas as mulheres que se indagam se estão a ganhar o peso suficiente, se é demasiado ou insuficiente durante a gravidez. O aumento de peso varia de mulher para mulher. Embora apenas o seu médico a possa aconselhar sobre o que é mais saudável para si, as recomendações gerais sugerem que as mulheres com um peso normal antes da gravidez engordem entre 5,5 e 7,7 kg ao longo da gravidez. O aumento de peso é considerado normal se cumprir os seguintes requisitos: um aumento de 400 a 700 g durante o primeiro trimestre e de 2,2 a 2,7 kg mais no final do sexto mês. De seguida, um aumento de 2,7 a 4,5 kg no último trimestre, a um ritmo aproximado de 500 g por semana. Mas, como sempre, lembre-se de que cada caso é diferente!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais