Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
31semanas_background

31 semanas de gravidez

 

O dia do parto aproxima-se rapidamente: a verdade é que já vai nas 31 semanas de gravidez! O seu pequenote está a começar a dar a volta. Que preparado que ele está! Como você bem sabe. Leia mais sobre esta semana.

Terça, 25 de Julho de 2017

Desenvolvimento do feto

31 semanas

O seu bebé continua a crescer sem parar. Às 31 semanas de gravidez, já pesa metade do que pesará ao nascer e tem ainda de crescer mais alguns centímetros. Enquanto isso, começa a colocar-se na posição que terá durante o parto: em 95% das vezes, o bebé nasce virado para baixo, com a cabeça a sair em primeiro lugar. É a chamada “apresentação” e que se determinará na ecografia seguinte. Se durante este exame o médico constatar que o bebé não está corretamente situado (o que não significa que exista algum problema), pode programar o parto para que tudo corra bem, talvez com uma cesariana.

Mudanças no corpo

Se está surpreendida com o tamanho dos seus seios, lembre-se de que o seu corpo se está a preparar para amamentar. Aproxima-se o grande momento! Não se surpreenda se, de vez em quando, descobrir pequenas manchas na sua blusa ou t-shirt: é o colostro, a substância antes do leite. Mesmo que seja uma surpresa, é um bom sinal. Significa que os seus seios estão a preparar-se para alimentar o seu filho. O colostro que dará ao bebé durante os primeiros dias contém todos os anticorpos que reforçarão, imediatamente depois do parto, o seu sistema imunológico contra as infeções. Nem todas as mulheres produzem colostro nesta fase da gravidez. Se o seu caso for o contrário, pode proteger a roupa com um sutiã de amamentação e protetores (também chamados discos) de amamentação. Pode adquiri-los em qualquer loja de acessórios para bebés.

31 semanas

O que comer e o que não comer

Dado que o seu bebé aumentará entre um e 1,5 quilos desde agora até ao nascimento, a uma média de 200 gramas por semana, terá de ajustar um pouco a dieta. Isso não significa que tenha de consumir mais calorias, mas apenas que deve garantir de que come o suficiente para os dois. O que tem de comer nesta fase da gravidez é muita fruta fresca e verduras, proteínas magras, produtos integrais e gorduras saudáveis, a melhor maneira de garantir que o seu pequenote recebe todos os nutrientes de que necessita sem roubar das suas reservas nem deixá-la demasiado cansada para o dia do parto.

Conselhos para grávidas

O tamanho dos seios não tem nada a ver, em absoluto, com a possibilidade de amamentar bem ou não o bebé. Repetimos: não tem nada a ver! Mesmo que os seus seios sejam pequenos, não deverá ter qualquer problema para alimentar o seu filho. Uma mulher com seios pequenos não produzirá menos leite do que uma mulher com seios grandes. O que determina a quantidade de leite é quanto o seu bebé mama e se mama bem. Sim, depende totalmente dele!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais