Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
37semanas_background

37 semanas de gravidez

 

O seu bebé tende a manter a cabeça baixa, os braços cruzados e as pernas dobradas sobre o peito, já que não tem muito espaço para se mexer. Vai ficar encantado quando puder sair e esticar-se! Leia mais sobre a trigésima sétima de gravidez.

Terça, 25 de Julho de 2017

Desenvolvimento do feto

36semanas

O seu pequenote já não é tão pequeno quanto isso. Com a falta de espaço, irá dar-se conta de que o bebé já não dá tantas cambalhotas como antes. Ainda assim, continua a dar pontapés e cotoveladas, ou a mexer a cabeça para mostrar que continua presente. Não tenha medo em tocar-lhe suavemente para dizer “olá, eu também estou aqui”. A penugem subcutânea que cobria a sua pele, o lanugo, desapareceu; e o vernix caseoso começa a soltar-se, flutuando pelo líquido amniótico. Paciência, está a preparar-se para conhecê-la em breve!

Mudanças no corpo

Quanto ao seu corpo, ainda falta um par de semanas de gravidez. Sente-se emocionada e preocupada. Quem não o estaria? Mesmo assim, tente manter-se o mais relaxada possível para que dê à luz em condições ideais. Continue a fazer os exercícios de relaxamento e respiração da forma habitual. Se sente uma vaga de contrações, veja tranquilamente as horas, deite-se e descontraia-se, respirando profunda e regularmente. As contrações desaparecerão. Quando voltarem, veja de novo as horas. Caso tenham decorrido mais de 20 minutos, ainda não está na altura do parto. Contudo, e de um modo geral, se as contrações ocorrerem em intervalos de entre 5 e 10 minutos de diferença, ou se as águas rebentarem, está na altura de ir ao hospital. Acredita que falta muito pouco para que se torne mamã? Ou, caso este não seja o seu primeiro filho, para voltar a ser mãe? É uma sensação maravilhosa. Só tem de encarar todo o processo com calma porque vai tudo correr bem. Confie em nós, sabemos destas coisas.

36semanas

O que comer e o que não comer

Uma das perguntas mais frequentes é se se pode beber café ou chá ou desfrutar de um copo de vinho ocasional durante a gravidez. O chá, café e outras bebidas com cola, devido ao seu teor em cafeína, não são recomendados durante a gravidez, já que o excesso de cafeína pode ter algumas consequências não desejadas, embora normalmente se possa permitir um consumo moderado. O melhor é consultar o seu médico ou, caso contrário, existem sempre as opções descafeinadas. Quanto ao consumo de álcool, este é totalmente desaconselhado durante a gravidez. Durante a amamentação, o álcool também não é de forma alguma recomendado. Quanto à cafeína, embora possa ser tomada com moderação, existem alguns bebés que podem ser mais sensíveis à ingestão de cafeína da mãe, pelo que convirá evitá-la nesses casos.

Conselhos para grávidas

Não tem a certeza se quer que o seu parceiro a acompanhe durante o nascimento do bebé? Se ainda não se decidiu, talvez possa clarificar algumas coisas na sua cabeça antes de tomar uma decisão. Sente-se mais segura quando o seu parceiro está por perto? Ou fica com a sensação de que tem de se esforçar para estar bem? Talvez seja mais relaxante para si ter uma boa amiga ao seu lado, uma que já seja mãe. Não obstante, não se esqueça do ponto de vista do seu parceiro: você seria capaz de suportar ser apenas um espetador? Fale abertamente com o seu parceiro acerca das vossas expetativas e temores e tomem uma decisão conjunta. Tente não se colocar a si mesma nem ao seu parceiro sob pressão. O nascimento deve ser um motivo de celebração!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais