Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
27semanas_background

27 semanas de gravidez

 

O seu bebé ainda tem de continuar a crescer mas, na 27.ª semana da gravidez, já mede tanto como o seu antebraço, desde a mão até ao cotovelo. Leia mais sobre esta semana.

Terça, 25 de Julho de 2017

Desenvolvimento do feto

27semanas

O bebé tem de crescer ainda mais. O seu sistema respiratório tem tudo o que precisa para respirar, mas ainda é demasiado imaturo para fazê-lo por si só. Os pulmões estão divididos em mais de 17 níveis e formam a árvore brônquica, mas para o bebé seria muito difícil respirar se nascesse nesta altura. De facto, os sacos aéreos ainda não estão bem desenvolvidos e até à 35.ª semana da gravidez não existe surfactante suficiente (substância que cobre o interior da superfície alveolar para facilitar a abertura das células e prevenir a flacidez). Como tal, descontraia-se enquanto o seu bebé cresce um pouquinho mais.

Mudanças no corpo

Passaram-se 29 semanas desde que teve a última menstruação, sem dúvida um grande descanso para a maioria das mulheres. Vinte e nove semanas de amenorreia significam que está na sua vigésima sétima semana de gravidez. Tentou imaginar como o seu bebé está, neste momento, grande? Mede cerca de 34 cm desde a ponta da cabeça até aos dedos dos pés. Para que tenha uma ideia, a cabeça dele é mais ou menos como uma laranja pequena. Uma verdadeira preciosidade, sem dúvida!

27semanas

O que comer e o que não comer

Tem dificuldade em dormir bem? Não é a única. Infelizmente, é bastante normal. Ainda assim, pode tentar seguir alguns conselhos nutricionais para melhorar a qualidade do seu descanso. Se o motivo pelo qual não dorme bem é porque sofre de refluxo e acidez no estômago, pode experimentar colocar outra almofada... ou até dormir quase sentada! Além disso, tente que os jantares sejam mais ligeiros, para não se deitar com o estômago muito cheio. Se, depois, tiver fome, coma um iogurte, uma peça de fruta que não seja ácida ou uma rabanada de pão integral com marmelada.

Conselhos para grávidas

Mesmo que já seja uma mamã experiente, pode ser útil assistir a aulas de pré-parto. Os especialistas descobrem constantemente informações novas que podem ajudá-la durante a gravidez. Além disso, os métodos de parto mudam com frequência. Esteja consciente das mudanças que ocorrem no seu corpo durante a gravidez e no parto, e aprenda algumas boas técnicas de relaxamento para travar a ansiedade quando se aproximar a altura. Mais bons motivos para seguir um curso de preparação para o parto? Se desta vez vai dar à luz num local novo ou se já se passaram bastantes anos desde o seu último parto.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado