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19 semanas de gravidez

 

O seu pequeno inquilino já pesa cerca de 335 gramas. Ponha uma toranja na mão para ter uma ideia de quanto pesa! Leia mais sobre a décima nona semana de gravidez.

Terça, 25 de Julho de 2017

Desenvolvimento do feto

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Já vai nas 19 semanas de gravidez e o bebé está a crescer muito e, ainda que extremamente ativo, também dorme muito, até 20 horas ao dia. Não segue o seu horário e pode ser que a desperte à noite, mexendo-se sem descanso. Nesse caso, acaricie suavemente a barriga e fale com ele: tal irá acalmá-lo e talvez os dois consigam voltar a dormir. Como não é muito grande, tem muito espaço para mexer os braços e as pernas, dar pontapés, pedalar, virar-se e fazer um monte de piruetas. Para mudar de posição, o bebé empurra os pés contra a parede do útero. Por isso, às vezes, consegue ver um altinho na barriga. Acaricie esse altinho para que o bebé saiba que está ali!

Mudanças no corpo

Ainda que o corpo esteja a fazer o seu trabalho quase em modo de piloto automático, existem algumas coisas das quais tem de se ocupar. Se ainda não o fez, fale com o seu ginecologista na próxima consulta sobre como e onde deseja dar à luz. Se deseja ter o seu filho num hospital, ele poderá recomendar um. Os hospitais podem oferecer informação aos futuros pais para que possam ficar com uma impressão do lugar. Tal pode ajudar a tomar a decisão.

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O que comer e o que não comer

Carne ou peixe? Se não tiver problemas de peso, pode comer praticamente qualquer coisa. Certifique-se de que a dieta é variada e equilibrada e desfrute da comida (sempre que souber que pode comer esses alimentos durante a gravidez). Se precisar de controlar o peso, escolha carnes magras, como coelho, frango sem pele e peças magras de carne vermelha, como bife. Se gosta de peixe, coma-o sem problemas, ainda que seja gordo. Essas gorduras são essenciais para o desenvolvimento do cérebro do bebé. Como referimos previamente, é importante que coma diferentes tipos de peixe. Os peixes pequenos, como a sardinha e a cavala, têm menos mercúrio do que os peixes grandes, como o salmão ou o atum. É tudo uma questão de quantidade: um total de 120 a 150 g por dia é proteína animal suficiente para as suas necessidades.

Conselhos para grávidas

Bravo! Já vai nas 19 semanas de gravidez, ou seja, chegou a meio. Pode sentir-se muito orgulhosa! Afinal de contas, conseguiu algo impressionante. Naturalmente, como todas as futuras mães, tem um monte de perguntas sem resposta, como, por exemplo, o que acontece a partir de agora. Um conselho para as grávidas é irem a uma aula pré-natal. Saber o que se está a passar elimina em grande parte as incertezas e falar com outros futuros pais pode ser também particularmente útil.

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