Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
30semanas_background

30 semanas de gravidez

 

O seu bebé desenvolve-se mais a cada dia que passa e prepara-se para vir ao mundo em menos de 10 semanas. O tempo tem-lhe passado rápido ou parece-lhe lento? É diferente para cada mamã. Leia mais sobre a trigésima semana de gravidez.

Terça, 25 de Julho de 2017

Desenvolvimento do feto

27semanas

Oh, o que foi isto? Sentiu um movimento que não parecia um pontapé normal? Na melhor das hipóteses o seu bebé está com soluços. Tal pode ocorrer se ele tiver engolido um grande bocado de líquido amniótico. Além de senti-lo, pode mesmo ouvi-lo. Deve ficar preocupada? Nem pensar, é assim que o bebé pratica os seus movimentos respiratórios. Na 30.ª semana da gravidez, os órgãos sexuais terminam de se formar. Além disso, o bebé já vê muito bem e responde aos estímulos sonoros. Ouve especialmente bem as frequências baixas de determinada música e a voz do pai, que podem desencadear movimentos e aumentar o ritmo cardíaco, visíveis numa ecografia.

Mudanças no corpo

Há poucas semanas começou a desfrutar dos primeiros movimentos do seu pequenito. Agora, a ginástica do bebé pode já não ser tão divertida: com todas as mudanças no corpo, a sua barriga cresceu de tal forma que, quando a empurra contra as costelas com movimentos bruscos, pode magoá-la. Nesta fase, no caso de algumas mães, já lhes começa a doer e a causar incómodo no corpo inteiro. O aumento do fluxo sanguíneo enfraquece as articulações, os ligamentos e os músculos (não se preocupe, voltarão a ficar como antes!).

27semanas

O que comer e o que não comer

Se trabalha, em breve estará de baixa por maternidade, se é que já não o está. Desfrute da mudança de ritmo! Descanse o máximo que puder e comece a preparar-se tranquilamente para a chegada do seu bebé. Esta é uma boa altura para voltar a prestar atenção à sua alimentação. As frutas e as verduras irão proporcionar-lhe a vitamina C de que precisa para proteger células e veias. Também melhoram a absorção de ferro, que ajudará a repor os glóbulos vermelhos.

Conselhos para grávidas

Se o seu trabalho exige que esteja o dia inteiro sentada à frente do computador, é provável que já se tenha indagado mais de uma vez se tal é seguro para o desenvolvimento do seu pequenote. A radiação dos ecrãs do computador não afeta nem a mãe nem o feto. Estudos realizados demonstraram claramente que os ecrãs não acarretam qualquer risco adicional nem qualquer outro problema durante a gravidez. Outra coisa que pode apagar da sua lista de preocupações!


 

Testemunhos das mamãs

 

Sónia, 28 anos, 7 meses de gravidez
Já fui à minha primeira sessão de preparação para o parto. Aprendi a respirar seguindo o curso das futuras contrações. Todo um desafio! Gostaria muito de fazer canto pré-natal, agrada-me imenso. Vou informar-me!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais