Artigo
Add this post to favorites

Alimentação do bebé: Como apoiar o crescimento e a saúde do seu bebé

O leite materno contém a quantidade certa de proteínas para reforçar o crescimento e a saúde do seu bebé – agora e no futuro.

Dez 27, 2021

O que são proteínas?

 

As proteínas são os blocos de construção do corpo do seu bebé. Todos os seus músculos e órgãos são basicamente feitos de proteínas. Estas consistem em componentes muito pequenos chamados amino-ácidos, e são essenciais à vida humana.

 

Quanta proteína há no leite materno?

 

O leite materno contém a combinação, e a quantidade, de proteínas de elevada qualidade perfeitas para o seu bebé. Nas primeiras semanas, quando o bebé precisa de grandes quantidades de proteína para acompanhar o rápido crescimento do seu corpo, a concentração de proteínas no seu leite vai ser relativamente elevada. À medida que o ritmo de crescimento do seu bebé diminui e ele deixa de precisar de tanta proteína, essa quantidade começa a diminuir naturalmente.

“O leite materno contém todos os aminoácidos essenciais no equilíbrio certo, bem como a quantidade e o tipo adequados de proteína, para o crescimento e desenvolvimento saudáveis do seu bebé," explica a Dr. Evelyn Spivey-Krobath, PhD, Cientista de Nutrição da Nestlé Nutrition. “Proteína de elevada qualidade, como as fornecidas pelo leite materno, podem fornecer a fundação sólida para uma vida saudável. Inicialmente, o conteúdo de proteína do leite materno é elevado (cerca de 20g/L) e começa a diminuir progressivamente até chegar a cerca de 11g/L por volta dos dois ou três meses. No leite materno inicial, a fração do soro fornece principalmente proteínas, que desempenham um papel importante no desenvolvimento do sistema imunológico da criança.”

 

O que é que as proteínas fazem?

 

As proteínas ajudam o corpo do seu bebé a funcionar como deve ser. São indispensáveis para a formação dos seus órgãos e tecidos e para os manter saudáveis. As proteínas são também componentes essenciais dos músculos, enzimas, hormonas, sangue, pele e cabelo do seu bebé.

 

5 razões para o seu bebé precisar da quantidade certa de proteínas de elevada qualidade

 

Estudos científicos demonstraram que as proteínas que o bebé recebe no início de vida influenciam a sua saúde à medida que vai crescendo. Conheça algumas razões:

Razões para o bebé precisar de proteínas