0-4 meses
Artigo
Add this post to favorites

4 períodos de lactação

A composição do leite materno sofre mudanças ao longo do tempo, adaptando-se conforme o crescimento do seu bebé e suas necessidades.

2min ler Set 25, 2015

O leite materno contém todos os nutrientes de que o seu bebé necessita para crescer saudável, tais como proteínas, lípidos, hidratos de carbono, vitaminas, minerais e oligoelementos, na quantidade necessária exata para a sua idade.

A composição do leite materno altera-se e adapta-se perfeitamente às necessidades do desenvolvimento do bebé.

O colostro (nos 5 primeiros dias após o nascimento) é uma secreção amarela especial produzida em pequenas quantidades pela glândula mamária antes do início da lactação. É pobre em gordura e rica em proteínas para ajudar o seu bebé a crescer. Contém altos níveis de fatores imunológicos protetores, tais como, os anticorpos. O leite de transição (entre 6 a 14 dias após o nascimento) faz parte, como o nome indica, de uma fase transitória. A composição de nutrientes torna-se gradualmente mais parecida com a do leite maduro e a quantidade de leite aumenta.

O leite maduro (cerca de duas semanas após o nascimento) contém menos de metade da proteína contida no colostro e mais gordura.

Com a redução da velocidade de crescimento do bebé nos primeiros meses de vida, o teor de proteína no leite materno diminui continuamente até aos 6 meses de vida.